Crédito: NASA/SDO/GSFC
O sol desencadeou outro "Flare" (chama) solar nesta quarta-feira, foi uma tempestade solar tão poderosa, que poderá gerar luzes muito fortes e ao mesmo tempo, deslumbrantes no extremo norte do planeta, podendo serem visíveis, até mesmo em Nova York, dependendo das condições climáticas locais (céu sem nuvens).
A tempestade eclodiu às 23:00 hs desta quarta-feira (confirmando postagem anterior) , deixando uma onda solta de partículas carregadas, apontadas diretamente para a Terra e deve chegar nos próximos dias. Quando isso acontece, estas partículas podem sobrecarregar as Auroras Boreais (Luzes do Norte) na Terra, é quando as partículas interagem com o campo magnético do planeta e da atmosfera.
Prever os efeitos e o tempo da chegada destas tempestades solares é muito difícil, no entanto, se a chegada for durante a noite os próprios efeitos visuais das Auroras Boreais, indicarão a chegada desta onda de partículas carregadas. Efeitos colaterais podem ser observados em alterações nas comunicações de rádio e satélites.
Fonte de Dados: NOAA - SOHO - GOES
Gério Ganimedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário