quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Mais Longo Eclipse Lunar Total

Fotos tiradas em 2007, mostram o eclipse da Lua. O fenômeno desta quarta-feira 
deve durar uma hora e 40 minutos. Akmal Rajput-04.jun.07/Associated Press


   Observadores do mundo todo se preparam para ver nesta quarta-feira (15) o eclipse total da Lua, que será um dos mais longos dos últimos 11 anos, com cerca de uma hora e 40 minutos de duração. O fenômeno inicia às 17h22 e terminará por volta das 23h, no horário de Greenwich (entre 14h25 e 21h no horário de Brasília). De acordo com a Nasa (agência espacial dos EUA), Brasil, Uruguai e Argentina também poderão ver o eclipse total da Lua. No Brasil, a Lua cheia estará totalmente coberta pela sombra da Terra às 16h22 (horário de Brasília). Em São Paulo, a Lua ficará visível por volta das 17h25, quando já estará eclipsada. No Chile, por causa da erupção e das fumaças expelidas pelo vulcão Puyehue-Cordón Caulle, a aparência da Lua pode sofrer alterações.

   Equipamentos especiais estão dispensados nesta observação. Ao contrário do eclipse solar, que requer proteção para os olhos. Segundo especialistas, a visibilidade só estará comprometida para os que vivem na América do Norte. O eclipse total da Lua ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, deixando os três astros alinhados e projetando uma sombra sobre a Lua.

Fonte: Folha.com - São Paulo



 Foto Divulgação

Comentário do Autor

Num momento mágico da natureza e do cosmos, a sombra da Terra sobre a Lua deixará o satélite natural de cor avermelhada, momento que poderá ser observado sem auxílio de qualquer instrumento astronômico especial e em todo Brasil. 

Fotos registradas por colaboradores e amigos do Projeto Quartzo Azul, serão bem-vindas, para posterior divulgação neste espaço, com os devidos créditos dos autores.


Gério Ganimedes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...