terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coloração Avermelhada das Auroras Boreais Intriga Astrônomos

 
Foto/crédito: Shawn Malone

Uma massa gigante de plasma, cuspida pelo sol na manhã de sábado, atingiu a Terra na tarde desta segunda-feira, causando um espetáculo de luzes coloridas, que raramente os observadores do céu puderam observar.

A ejeção de massa coronal (CME) atingiu o planeta, aproximadamente as 2:00 horas do dia 24 de outubro, informou o Spaceweather.com.

O impacto comprimiu fortemente o campo magnético da Terra. Além disso, atingiu satélites com fortes ventos solares, desencadeando uma intensa tempestade geomagnética. Segundo astrônomos, estas foram as melhores luzes do norte já vistas desde 2004.

O Spaceweather.com relatou casos de avistamentos de auroras, que se estenderam através dos Estados Unidos, do Novo México e Califórnia para o Kansas, Iowa, Maryland e Nova York.

O evento atingiu o nível G1 na escala de clima espacial e tempestades geomagnéticas do NOAA, o menor nível em uma escala de cinco pontos. Quando tais tempestades atingem níveis G5, o NOAA adverte para observar problemas com a rede elétrica e problemas com naves espaciais e satélites.

Flutuações fracas na rede de alimentação elétrica podem ter ocorrido durante a noite como resultado da tempestade de nível G1 desta segunda-feira.

Observadores do céu no sul dos EUA, relataram terem visto visto uma cor vermelha incomum no céu, um evento raro e não totalmente entendido, que às vezes aparece durante as tempestades geomagnéticas intensas.


Fontes: Spaceweather.com e Fox News
Veja outras fotos AQUI



Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

5 comentários:

  1. Vc é tao cara de pau que coloca informaçoes de site X ou Y.... Em nenhum dos dois há nada relativo a preocupaçao de cientistas.
    E a coisa mais IDIOTA que eu já li, pois sempre teve auroras vemelhas.
    Qualquer imbecil que procurar em um simples dicionário como
    Wikipédia poderá ver com os proprios olhos as cores que as auroras boreais fazem.
    E ainda tem a falsidade de postar um falso link da FOX...
    O pior de tudo é que tem mesmo uns babacas por ai que ACREDITA em vc...

    COITADOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O primeiro comentário meu foi para a pagina errada. Digamos assim.
    Mas de qualquer forma gostaria de duas coisas: Pedir desculpas pelo modo rude (confundi)
    e
    pedir para que MOSTRE a FONTE que fala isso... O site, a pesquisa.
    Isso é totalmente normal!

    ResponderExcluir
  3. Bem senhor anonimo se o senhor estivesse clicado no link AQUI que coloquei na postagem veria que o link da Fox existe. Se souber ler inglês. Abaixo segue o trecho do texto onde o comentário quanto a intrigar está abaixo.

    http://www.foxnews.com/scitech/2011/10/25/rare-northern-lights-paint-skies-across-north-america-deep-red/

    Many skywatchers in the deep south reported seeing unusual red color in the sky, a rare and not fully understood event that sometimes appears during intense geomagnetic storms, Spaceweather said.

    Agradeço a sua forma rude, grosseira de comentar uma matéria que tenho o trabalho de traduzir para informar sem receber nada em troca de pessoas como você. Vejo que não adianta mesmo o ser humano so quer acreditar naquilo que é a essência de sua alma ... o atraso e a destruição. Agradeço sua participação apesar da forma áspera como o senhor sem nome referiu-se a minha pessoa. Fique bem ...

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Gerio! Parabens a vc por mais um esforco de pesquisa e a todos que o apoiam na insolita jornada de informar.

    ResponderExcluir
  5. Acompanho seu blog esporadicamente e gosto do que vejo e leio. Nada de catastrofismos e mania de fim de mundo. Creio que está na essência do ser humano, quando seu ponto de vista é contrariado, reagir de forma bestial. Não dê muita importância para quem critica por criticar. Parabéns por suas matérias e muito obrigada.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...