quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cometa “Kamikaze” ou Será Algo Mais?

Crédito: SOHO - NASA

Uma enorme tempestade solar foi projetada para fora do Sol, logo  após um “cometa” atingir nossa estrela soberana.

Este objeto pode ser um provável fragmento de cometa da família Kreutz sungrazer (Nome dado em razão de seu descobridor, astrônomo alemão do século 19) que estudou em detalhes. Os Kreutz "sungrazers"  são fragmentos da cisão de um cometa gigante, de pelo menos 2000 anos atrás. Vários desses fragmentos passam pelo sol e desintegram-se todos os dias. A maioria são pequenos demais para serem observados, mas, ocasionalmente, um fragmento grande como este atrai a atenção.


A explosão espetacular iluminou o manto negro de fundo das imagens do Observatório Solar Dinâmico, depois que um “cometa gigante” chocou-se contra o sol. Nossa estrela foi atingida por um “Sungrazer” de tamanho fora do normal. Quando o cometa atingiu nosso sol no domingo, foi observada  uma ejeção de massa coronal gigantesca de classe X, a mais alta classe de explosões solares, que se avançou a enormes distancias, além de contornar a esfera de fogo e plasma. Uma nuvem de elétrons, íons e átomos explodiram através da corona solar, pulverizando o espaço a sua volta e sendo lançadas a grandes distâncias astronômicas.

 
Através da análise dos gráficos, gerados por leitura das cartas geomagnéticas, pude perceber uma alteração muito forte em nosso campo magnético, então hoje, às 16h00m, uma forte tempestade geomagnética entrou em atividade. Grande parte deste evento, pode ter marcado o início da chegada da gigantesca onda de partículas impulsionada pela ejeção de massa coronal do dia 01 de outubro de 2011.

Um vídeo registrado no dia 01/10/2011 pela SOHO, Observatório Orbital da Agência Espacial Europeia, foi divulgado por inúmeros sites e blogs.


Rota de colisão: O “sungrazer” foi avistado às 2:42, no domingo, indo diretamente para o sol. A filmagem foi agora publicada, em uma pesquisa militar dos EUA no Laboratório Naval (NRL) da Divisão de Ciência Espacial.


De acordo com o site spaceweather.com: “O cometa foi descoberto por astrônomos amadores, na sexta-feira, dia 30 de setembro e se desintegrou de maneira espetacular no dia seguinte quando ele mergulhou diretamente no sol
.

Fontes:
Tradução, pesquisa, análise de cartas geomagnéticas: Gério Ganimedes

Comentário do Autor:


Perceberam que foram descobrir o cometa, um dia antes dele se chocar, numa velocidade espantosa, contra o sol? A NASA não disse que tinha um sistema infalível, de detecção de objetos grandes no espaço e que poderia avisar a todos com muita antecedência? 24 horas é muito ou pouco, vocês podem me responder?  E outra, com tantos astrônomos profissionais e cientistas de olho no espaço, sistemas NEOWISE da NASA, ninguém percebeu ou detectou esta “criança”? Não... Mais uma vez, foi preciso um astrônomo amador estar atento, para poder detectar mais um cometa no firmamento, e este até mesmo, o senhor Leonid Elenin, ficou com inveja, pois pelo tamanho do objeto, se o Elenin batesse de frente com ele, iria ficar grudado no pára-brisa do gigante Kamikaze.


Então como fica mesmo nossa segurança, com rochas vindas do espaço – e ai como fica agora dona NASA?


E uma pergunta que não está me deixando dormir: Aquilo foi um cometa? Parecia ter propulsão própria, pela velocidade que se deslocava. Enfim, isso nunca se saberá.



Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...