segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Problemas para Acertar seu Relógio?

A linha do Meridiano de Greenwich


Você não esta ficando louco, nem seu “Rolex” está com defeito. É nosso planeta que está mudado e o espaço em torno dele que mudou suas características. Nosso tempo mudou.

Por quase 130 anos, o mundo mediu seu tempo, por dados de Greenwich, o meridiano zero grau, que atravessa o “Greenwich Park”, em Londres (em referência a viagem do sol em todo o meridiano zero grau que atravessa Greenwich), entretanto, o prestígio internacional da Grã-Bretanha e seu “Greenwich Mean Time”, poderá em breve ser remetido para os livros de história, ficando lá apenas como parte de um sistema ultrapassado de medição do tempo porque, já não é mais preciso o suficiente e pode estar até mesmo no lugar errado.

A hora Média de Greenwich (Greenwich Mean Time ou GMT), foi introduzida em 1884, depois de uma conferência internacional, e foi utilizada como padrão mundial de tempo até 1986, quando foi introduzido o Tempo Universal Coordenado (Coordinated Universal Time ou UTC), que é baseado em padrões atômicos em vez da rotação da Terra, mas, a partir daí, a Terra foi girando em taxas variáveis​​, de modo que a duração de cada dia pode ser fracionada diferentemente. Para compensar, em 1972, os cientistas introduziram uma nova forma de GMT - Horário Universal Coordenado. Ele usa relógios atômicos altamente precisos, mas que ocasionalmente são corrigidos pela adição de "segundos bissextos" para mantê-los em sintonia com o tempo de rotação da Terra, medido em Greenwich. O UTC é o padrão internacional de tempo usado atualmente e mantido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas. Entretanto, “A Hora Zero UTC”, ainda corresponde, aproximadamente, à meia-noite no meridiano de Greenwich, Inglaterra.

 
No mundo moderno, dos sistemas de internet e baseado em satélites GPS, no entanto, é necessária uma precisão ainda maior. E cada vez que segundos são adicionados à relógios atômicos e redes de computadores ao redor do mundo, existe o risco de um pequeno erro, que poderia causar grandes estragos.

Na verdade, vocês já devem ter percebidos que tem alguma coisa errada no nosso dia solar e muitas vezes olhamos para nossos relógios, que antes eram modelos precisos de referência, e percebemos que “toda hora” temos que fazer ajustes, a família dos relógios está mais perdida do que nunca. O dia as vezes parece maior, as vezes menor, o sol se põe antes, no dia seguinte depois. Claro muitos vão dizer para mim: “Gério isto é normal as estações  mudam, logo o sol também muda”. Eu direi: “Certo. Concordo com vocês, mas as horas não. A Terra mudou a inclinação do seu eixo, alterou sua velocidade de giro sobre seu eixo e isto faz mudar nosso relógio interno, fazendo-nos perceber, que algo está errado, pois todos nós temos um relógio biológico interno. Os animais sabem disso e não usam relógio. Bandos de pássaros modificaram seus horários migratórios do dia, porque estão perdidos. Os peixes, bem sabem os pescadores, sejam profissionais ou amadores, também mudaram sua rotina de migração diária. Então meus amigos, o tempo mudou e só não percebeu ainda quem está dormindo.  

Quem está de cara com esta “encrenca”, são os cientistas franceses, que reivindicaram novas medidas de medição, precisa do tempo, e vêem no Greenwich inglês, um sistema cheio de falhas e que está totalmente defasado. Estes atrasos e avanços no tempo, estes “segundos mágicos” adicionados, já não estão sendo suficientes para fazer a manutenção necessária e precisa.

Concluindo, nosso planeta mudou. Hoje, tanto rotação como translação estão mais instáveis do que nunca e os grupos científicos, começaram a tocar numa ferida, que eu já castigo a muito tempo, entretanto, as pesquisas devem ser feitas por cada um de vocês. Analisem um pouco mais o que aqui apresentei, e vocês perceberão esta brecha no tempo, que aqui cronometrei. Enfim, o que estou fazendo aqui, é o que sempre faço: “Chutando a lebre para cima para vocês darem o tiro certo ou deixando a bola picando para vocês chutarem e fazerem gol”. E eu tenho certeza, que muitos que aqui frequentam, senão todos, ou são bons de mira ou tem um potente pé para chutar.

Ah! Não esqueçam de acertar o relógio antes de dormir. Vocês vão me perguntar: Por onde mesmo? Olha ... Do jeito que está, sigamos a “Voz do Brasil – “Em Brasília dezenove horas”.



Fiquem bem

Fontes de pesquisa: Daily Mail – UK, Zenite NU
Texto: Gério Ganimedes 


2 comentários:

  1. Boa sugestão.
    Só acrescento que relógios dierentes terão também uma diferença entre si por conta de diferentes mecanismos, um automático diamagnético é a ferrramenta mais adequada, ou um cronomêtro também com sistema mecânico e de forma alguma usar um relógio de quartzo, pois todo e qualquer sistema piezoelétrico ou magnético sofrem interferência de órdem eletromagnética e assim , seriam mais interferências para complicar mais ainda a auferição já interferida!

    ResponderExcluir
  2. oi gérioo a dias estou sim reparando que tem algo errado, todos os dias levo minha nene para a creche, e vejo qe la pelas 7h o sol ja esta alto e quente, esses dias andei reparando que ate o por do sol, o sol esta indo se deitar mais cedo, eu gosto de olhar o céu, e ja tenho reparado nisso ja faz algum tempo, bjos amigo. bell

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...