sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mancha Negra Gigante na Superfície do Sol

Crédito: Spaceweather.com



Por Gério Ganimedes


Uma das maiores manchas solares registradas nos últimos anos, apareceu no sol, escurecendo uma grande extensão de nossa estrela.

A mancha enorme, chamada conjunto AR1339, tem cerca de 80.000 quilômetros de comprimento, e 40.000 quilômetros de largura, segundo relatórios do site SpaceWeather.com. 

Para comparação, a própria Terra tem apenas 12.800 quilômetros de largura.  

A mancha solar gigante ainda não está voltada para o nosso planeta, mas foi flagrada nesta quinta-feira 3 de novembro, pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA. As fotos do Observatório tiradas da mancha solar gigante, entrando na borda nordeste do sol. Nos próximos dia a mancha avançará para o centro do sol ficando de frente para a Terra, podendo ser observada facilmente com equipamento adequado equipado com filtros. A mancha solar é na verdade um grupo de manchas escuras nas proximidades do sol, alguns das quais, são individualmente maiores do que a Terra.

Crédito: SDO
 
Manchas solares aparecem, quando espécies de lençois, de intensa atividade magnética em cima do sol, bloqueiam o fluxo de calor, através do processo de convecção, o que faz com que áreas da superfície do sol se “resfriem” (temperaturas um pouco mais baixas é claro). Estas áreas isoladas, aparecem mais escuras do que a área circundante, criando uma mancha escura. A intensa atividade magnética em torno das manchas solares, muitas vezes, podem causar erupções solares, que são a liberação de grandes quantidades de energia que além de iluminar o sol, produzem “Flares” ou chamas gigantescas expelidas da coroa solar (Parte mais externa do sol), também acompanhadas por fluxos de partículas carregadas para o espaço, chamadas de ejeções de massa coronal (CME), que podem causar estragos em satélites e redes elétricas na Terra se tiverem como destino nosso planeta.

Ampliação de imagem: Gério Ganimedes
 
O site SpaceWeather.com adverte, que a mancha solar AR1339 vem com um grande potencial, para criar fortes explosões solares e grandes ejeções de massa coronal. O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), prevê uma possibilidade de 50% por cento para "flares" solares de classe M (média intensidade), durante as próximas 24 horas devido a essa gigante mancha solar.


Fonte de pesquisa: Fox News - Spaceweather.com 
Tradução de conteúdos e conversão de medidas: Gério Ganimedes 
Texto: Gério Ganimedes 
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©




2 comentários:

  1. Gosto muito das suas informações sobre os cosmos , sempre interessantes e atualizadas. Obrigada !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...