sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tempestade em Saturno Bate Recorde

Foto/crédito: NASA


Tempestades em Saturno fazem tempestades terrestres se tornarem insignificantes. A tempestade que ocorre no hemisfério norte de Saturno já é recordista, mesmo para os padrões do gigante gasoso.

A tempestade, mostrada aqui, nesta foto espetacular, obtida pela sonda Cassini da NASA, já dura 200 dias consecutivos. A tempestade circunda o planeta, e quebra um recorde estabelecido por uma tempestade que atingiu Saturno em 1903, durante cinco meses. Assim como Júpiter, Saturno é composto principalmente de hidrogênio e hélio. Seu volume é 755 vezes maior que o da Terra.

Ventos na alta atmosfera atingem 467,68 metros por segundo na região equatorial, em comparação, ao mais forte furacão da Terra (catergoria F5), superior 18,29 metros por segundo. Estes ventos super rápidos, combinados com o calor gerado dentro do interior do planeta, formam as bandas de amarelo e ouro visível na atmosfera do planeta.

A sonda Cassini, em órbita de Saturno desde 2004, continua a explorar o planeta e suas luas, anéis e magnetosfera. Em julho de 2009, a Cassini já havia retornado para Terra mais de 200.000 imagens. A imagem da tempestade acima, é um mosaico de fotografias Cassini, com correção de cores para fazer a tempestade mais visível.


Fonte: Daily Mail – UK
Link da notícia em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes 
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...