domingo, 27 de novembro de 2011

Vênus ... Sempre Encantando Astrônomos e Apaixonados pelo Céu

 A caminhada da “Estrela Dalva” no firmamento  


Desde que voltou para o cenário noturno à pouco mais de um mês atrás, o nosso "planeta irmão", como Vênus é freqüentemente chamado, tem sido a peça central do céu noturno atual. Como Vênus viaja ao redor do sol dentro da órbita da Terra, ela se alterna regularmente desde o céu da tarde até céu da manhã e retornando este ciclo, gastando cerca de nove meses e meio, como uma "estrela da tarde", e sobre o mesmo período de tempo como uma "estrela da manhã". Alguns astrônomos antigos realmente pensaram que estavam vendo dois corpos celestes diferentes. Eles nomearam a estrela da manhã de Phosphorus, o prenúncio da luz, e a estrela da noite de Hesperus, filho de Atlas. Foi o filósofo e matemático grego Pitágoras quem primeiro percebeu que Phosphorus e Hesperus eram o mesmo objeto. Para os antigos, tal comportamento era intrigante e realmente não era compreendido até o tempo de Galileu. Após se mudar para Pisa, em Outono de 1610, ele começou a observar Vênus através de seu telescópio.

 Crédito: Space.com

Uma noite, ele notou que uma pequena fatia, que parecia estar faltando no disco de Vênus. Depois de vários meses, Vênus apareceu na forma de um crescente - em outras palavras, parecia mostrar as mesmas fases igualmente, como a lua. Esta foi uma grande descoberta, que finalmente ajudou a entregar um golpe mortal,  para o conceito de longa data, de um universo centrado na Terra. Vênus passeia apenas um número limitado de distância a leste ou oeste do sol, uma vez que, como Mercúrio, que é um planeta "inferior"  - que orbitam o sol mais de perto que a Terra faz. 

Cronograma de como a aparência de Vênus vai mudar durante os próximos meses:

 
 Foto/crédito: Gério Ganimedes
Vênus a direita - Mercúrio menor a esquerda.

2011/26 de novembro - Disco 90% iluminado -  Ainda no lado mais distante do sol, a uma distância de 219 milhões de km da Terra, parece um pequeno disco quase cheia prateada.

2012/28 de janeiro - Disco 75% iluminado: A cerca de 169 milhões de km da Terra.

2012/27 de março - elongação oriental: Vênus chega à sua maior distância angular leste do sol - 46 graus nesta data. O planeta brilhante agora corre muito longe para o leste ou esquerda do sol, ele vai começar a aparecer, a partir de nosso ponto de vista terrestre, estabelecendo quatro horas depois do pôr do sol e continuando a minguar em fase bem como ampliando lentamente de tamanho.

2012/30 de abril – Iluminado em sua maior extensão: Vênus estará agora no auge de seu grande brilho. É tão brilhante agora que ele pode ser visto facilmente a olho nu em um céu azul profundo de final de tarde. Ele continuará a abordagem da Terra quando se apresentará, fazendo uma curva em direção ao sol. Vênus agora vai ficar á 66 milhões de quilômetros da Terra.

2012/02 de maio - Seu disco estará apenas 25% iluminado. O planeta aparece agora quase 40% maior em tamanho do que ele esteve a apenas um mês atrás.

2012/16 de maio - Disco 12% iluminado: O crescente de Vênus vai continuar a diminuir, mas porque ele também vai continuar a se aproximar da Terra, ele vai aparecer mais alongado. Venus agora vai estar a 51 milhões de km de distância, entretanto estará agora em um mergulho rápido abaixo do sol.

2012/23 de maio - Disco com 6% iluminado. Agora, será fundamental para tentar localizar Vênus, observá-lo no céu o mais cedo possível, quando ainda está alto no céu e num ambiente sem névoa ou poluição residual. Bem antes do sol é o melhor. Ao pôr do sol, como visto desde meados de latitudes norte, Vênus vai ficar cerca de 15 graus acima do horizonte entre oeste-noroeste e onde irá definir sua posição cerca de 100 minutos mais tarde. Agora com 46,6 milhões de km da Terra, Vênus está se tornando mais e mais alinhado entre nós e o Sol, e como tal, vai virar cada vez mais de seu lado escuro para nós. Na semana seguinte seu lado escuro estará totalmente voltado para nós, desaparecendo no céu noturno.

2012/05 de junho - Conjunção Inferior. Vênus vai finalmente estar em transição de uma noite de estrela da manhã e vai aparecer para passar diretamente entre a Terra e o sol neste dia. O resultado será um momento raro de “trânsito”. Vênus será visto em silhueta, como um ponto preto, movendo-se através do disco do sol. Este será o último trânsito de Vênus pelo sol, até 11 de dezembro de 2117.


Fonte: Space
Simulações: Starry Night 6 Pro
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee - Apoio Logístico do PQA

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...