terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Armagedom a Perder de Vista ou Preparação de Espírito?

Trajetória de vôo projetada para o asteróide (2011 AG5)
 O ponto azul é a Terra, o círculo cinza é a órbita da lua e a linha verde 
é o caminho do asteróide.


Por Gério Ganimedes


NASA identifica uma nova ameaça, um novo asteróide quepoderia atingir a Terra” daqui a 30 anos e as equipes da ONU já estão trabalhando para encontrar meios de desviá-lo até 2040. (Será que está tão longe assim? Vamos torcer para que sim!)

O corpo tem 140 metros de largura e está vindo através do espaço, em possível rota de colisão com a Terra. A NASA identificou um novo asteróide que ameaça nosso planeta e calculou que poderia potencialmente impactar com a Terra em 05 de fevereiro de 2040. (Estou até vendo a correria na agência!)

O (2011 AG5) já atraiu o interesse da Equipe de Ação das Nações Unidas - sobre objetos próximos da Terra, que já começou a discutir maneiras para desviá-la.
(Já vi um filme parecido com esta história e não era tanto tempo assim). As chances de impacto foram calculadas pelos cientistas de 1 em 625, apesar de que poderia mudar esta proporção na medida em que ele se aproximar. Se essa pedra adentrar nossa atmosfera e atingir uma cidade, poderá causar milhões de mortes, embora a humanidade sobrevivesse após sua queda. O asteróide que eliminou os dinossauros há 65 milhões de anos atrás tinha 14,5 quilômetros de largura, em comparação com os 140 metros do Asteroide 2011 AG5.

Os cientistas ainda não
conseguiram descobrir muito mais sobre ele, além do seu tamanho, porque eles só foram capazes de observá-lo na metade de sua órbita. Entretanto entre 2013 e 2016, eles serão capazes de monitorá-lo a partir do solo e farão uma avaliação mais detalhada.

Em 2023 a rocha vai fazer uma passagem fechada conhecida como “buraco de fechadura”, bem próximo da Terra, que é uma área que ele orbitará, antes de atingir a Terra. De acordo com oJet Propulsion Lab” da NASA, isso será dentro de apenas 0,02 unidades astronômicas do nosso planeta ou 2,90 milhões de quilômetros. Segundo a NASA, entre as formas de desviar ele, está nos planos, uma sonda que chegaria proxima da rocha e através de um propulsor com empuxo suficientemente forte, deslocaria o asteróide, orientando-o a uma distância segura. Outra opção seria enviar uma sonda “míssel”, para o asteróide, de modo que o impacto teria o mesmo efeito. As armas nucleares também foram discutidas, mas isso criaria uma chuva de pedras, em vez de apenas uma.


Fonte: Daily Mail – UK
Tradução de termos técnicos, conversão de medidas e texto: Gério Ganimedes
Leia a notícia em inglês AQUI

Comentário do Autor

Chama o Bruce Willis!

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Gério...Isso ainda não é preocupante pois será em 2040. Acho melhor que a NASA atente e está atenta para o asteróide 2012 D-A14 que tem entre 40 e 90 metros de diâmetro. Portanto uma diferença máxima de 50 metros. E a passagem deste asteróide está prevista para 15 de Fevereiro de 2013!!! Mas mesmo assim parece que estamos safos de qualquer impacto...no entanto em se tratando de espaço sideral....Humpf!
    Confirme aqui > http://portuguese.ruvr.ru/2012_02_27/67017944/

    ResponderExcluir
  2. Spock os dois são ameaças, mas o cuidado com esse 2011 ag5 é que ele passará por uma fenda de ressonância gravitacional em 2023 e se não for desviado de fato que atingirá a Terra em 2040.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...