sábado, 18 de fevereiro de 2012

Clima Espacial - Redução Súbita da Atividade Solar

Filamentos negros no Sol - Destaque por filtro: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes


Apesar da onda de calor em nosso país, o sol está relativamente calmo.

O que era esperado para ser um período de intensa atividade em nossa estrela se transformou num tempo de calmaria e mais completa quietude. Mas então, o que está acontecendo? Na verdade, a atividade solar está em ascensão. Por exemplo, em 27 de Janeiro deste ano, um surto solar de Classe X desencadeou a mais forte tempestade de radiação solar desde 2005. Além disso, magníficas e anômalas auroras têm sido avistadas recentemente, em regiões de latitudes relativamente baixas, como ao sul de Virginia e Oklahoma. Subitamente uma calmaria incomum, para o atual ciclo solar, é um sinal de o que era esperado reverteu-se numa perda de força, comparado a outros ciclos solares anteriores. Olhando deste ângulo alguns pesquisadores acreditam que esta calma tem um significado maior, que poderia estar prenunciando uma grande queda na atividade solar. Entretanto este assunto é bem controverso e especulativo, porque a análise antecipada e previsão do ciclo solar de 11 anos ainda é uma ciência que engatinha. Na verdade, o que estamos vivendo ultimamente ao olhar para o sol é uma incógnita atrás do horizonte.


 Filamento Solares observados na foto de Gério Ganimedes
>Clique na foto para ampliar e observe no interior do disco branco<
Foto realizada com filtro polarizador solar e processo digital
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©
 
Estamos acompanhando e estudando há bastante tempo à atividade de nossa estrela e me arrisco a dizer que esta calma, pode estar guardando uma “fera” adormecida ou contida dentro dos buracos coronais e manchas solares que a apartir de hoje aparecem em mais quantidade no disco frontal a Terra. Tem um ditado que diz que “depois da tempestade vem à calmaria”. Lá no Sol a coisa, às vezes, funciona diferente. Esta semana uma série de filamentos negros e ciclones solares foram registrados. O que nos resta fazer é apenas continuar a monitorar nossa estrela e informar nossos leitores.

Ciclone de Plasma no Sol


Fonte de pesquisa: NOAA, SOHO, GOES, Spaceweather.com e Space.com.
Fonte de imagens: Youtube, Spaceweather.com

Tratamento de imagem: Gério Ganimedes
Texto e adequação de termos técnicos: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Muito interessante o artigo, e também o blog. Parabéns pelo trabalho.
    Mas caros, o mais importante lembrem-se, é passar pelos problemas que ao que tudo indica estão por ocorrer com a humanidade. O Sol "apagando" ou "bombardeando" em demasia a nossa casa traria consequências avassaladoras. Isto é fato.
    Como um Cristão muito sério e estudioso das Escrituras Sagradas, possa afirmar a vcs que todas estas coisas são apenas o princípio do que está por vir. Clicando no meu nome vocês saberão o por quê.
    Juntei os pontos entre tudo o que vemos de estranho pelo mundo à luz do que diz a Bíblia e concluí que temos menos de 3 meses para o início de uma grande e radical mudança nesse planeta e seus habitantes. Possa o Criador de todas as coisas ter piedade de nós. Abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...