domingo, 12 de fevereiro de 2012

Plano para Evitar o “Armagedon” Inclui Uso de Míssel Nuclear



Por Gério Ganimedes


O plano que está sendo desenvolvido, como uma opção, no caso de surgir uma ameaça potencial de impacto de um asteróide com a Terra, tem como finalidade conter não só a rocha vinda do espaço, mas as consequências catastróficas e talvez, irrecuperáveis da vida, economia e infraestrutura global.

Usando um dos supercomputadores mais poderosos do mundo em no Laboratório Nacional de Los Alamos, físicos calcularam o efeito de uma explosão nuclear sobre uma rocha vinda do espaço durante a sua aproximação com a Terra.

Embora a NASA e outras agências espaciais, mapeiem os asteróides mais próximos da Terra, o efeito de uma recuperação para ofensiva, no caso de uma surpresa desagradável, seria catastrófico, e acreditam, que vale a pena se preparar para o pior.

Robert Weaver, cientista de Los Alamos, está usando seu novo supercomputador Cray, para simular o efeito de um missel nuclear num asteróide.

Segundo Robert Weaver, “se um desses objetos for descoberto, em um curto prazo de tempo, digo a poucos meses de distância, e a Terra estiver em sua trajetória de passagem, poderia ser potencialmente, uma devastação em escala mundial”.

 

Felizmente, a equipe de Weaver, acredita que asteróides são conglomerados de pedras unidas pela força da gravidade e que uma explosão atômica poderia ser suficiente para quebrá-los em inofensiva poeira espacial. O cálculo utiliza um asteróide do tamanho e forma do já mapeado asteróide Itokawa, que tem 500 m transversalmente por 250 m de largura e pensa-se ser composto de rochas de granito.


 Assista ao vídeo aqui



Comentário do Autor


Estão preocupados! ... Até mais do que deveriam, baseado em seus últimos discursos e afirmações de que, “Não há nada de perigoso lá no espaço, que não tenhamos observado e mapeado. A Terra está segura”. Será que é bem assim?


Gério Ganimedes 



Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados de Tradução – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. O medo deles tem nome "ponto cego do espaço", onde nada consegue "enxergar" o que se passa porque a luz solar ofusca. E se vier algum asteroide de lá (e lá tem vários) só vão perceber quando já estiver caindo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...