quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Passou Perto Em Escalas Astronômicas ...





Por Gério Ganimedes


As imagens acima são de um asteroide, que passou a apenas 6,5 milhões de quilômetros da Terra, em 5 de novembro de 2012.

Através de um equipamento de varredura, equipado com uma antena de 70 metros, cientistas da NASA no Deep Space em Goldstone, na Califórnia, revelaram imagens obtidas pelo radar dedicado, de um asteroide que passou perto da Terra dias atrás. O asteroide 2007 PA8. A distância medida do asteroide com relação a Terra foi no dia 28 (10 milhões de quilômetros), no dia 29 (9 milhões de quilômetros), sendo sua aproximação máxima de 6,5 milhões km no dia 5 de novembro de 2012, o que equivale a aproximadamente menos de 17 vezes a distância da Terra a Lua. Os cientistas da NASA (JPL-Laboratório de Jato Propulsão) escolheram o asteroide 2007 PA8 devido ao seu tamanho e proximidade com à Terra no ponto de maior aproximação. A perspectiva nas imagens é semelhante ao ver o asteroide de cima de seu polo norte. As imagens segundo os cientistas da NASA são mostradas na mesma escala.

Segundo especialistas do JPL as imagens do asteroide 2007 PA8, obtidas pelo radar, mostram que é um objeto alongado, de forma irregular com cerca de 1,6 km de largura, com sulcos e talvez crateras. Os dados também indicam que o 2007 PA8 gira muito lentamente, cerca de uma vez a cada três ou quatro dias. Esta passagem foi à abordagem mais próxima da Terra feita por este asteroide, pelo menos nos próximos 200 anos. Embora a sua órbita seja bem conhecida e sua distância seja pequena a níveis astronômicos não é considerado uma ameaça para a Terra, a curto prazo, entretanto é considerado como um “asteroide próximo à Terra”. As observações realizadas no centro Goldstone são uma parte do Near-Earth da NASA Programa de Observações de Objetos Próximos da Terra, ou “Spaceguard”, onde os objetos são descobertos, identificados, caracterizados e rastreados. Na verdade o programa Spaceguard identifica ameaças potenciais para nosso planeta.

Fonte: Daily Mail UK
Notícia original em inglês AQUI
Texto traduzido e adaptado: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Continuem firmes e vigilantes senhores. Rastreando, fotografando e calculando distâncias, pois alerta de impacto com a Terra, creio eu, nunca receberemos.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Gerimmmmm, Gerimmmmmm, vamos saber sim!!!!! Sabe como??????????

    - Olha lá em cima!!!!!
    - O que???????????????
    Bummmmmmmmmmmmmmmmmm

    É amigo, um pelo menos vai ver!!!!
    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. O único asteróide com que devemos nos preocupar é o APHOPIS, que passará perto em 2013, sendo visível, passará novamente em 2029, muitíssimo perto, abaixo da faixa onde estão os satélites geoestacionários(isso mesmo!)e, se for atraído pela força gravitacional da Terra, atingirá em cheio a Terra quando voltar em 2036! Cientistas do mundo inteiro já sabem disso (ver internet) e já fazem cálculos e buscam uma solução para evitar o choque, o que será IMPOSSÍVEL, pois já é destino da Terra ser atingida pelo APOPHIS, está nas muitas profecias antigas, seja da Bíblia ou não. Enfim, temos algum tempo até lá. Até lá nenhum outro asteróide ou cometa atingirá a Terra de forma perigosa...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...