Sobrevivência - Terremotos


Terremotos




Seis Etapas Para Sua Segurança

Guia adaptado – em fase de desenvolvimento e complementação

Iniciativa:  Gério Ganimedes e Abreu

Fontes de Pesquisas

Federal Emergency Management Agency (FEMA)
USGS
CEA(California Earthquake Authority)
U.S. Department of the Interior
U.S. Geological Survey
U.S. Department of Homeland Security
Federal Emergency Management Agency.

Observação: Este é um guia sugerido, baseado em folhetos informativos de organizações americanas de segurança.

Introdução

Moramos num país abençoado e longe de regiões de falhas e abalos sísmicos, mas o clima está mudando e o planeta também, então devemos ter esta leitura em mente, para um dia, se necessário, não entrarmos em pânico e ficar sem saber o que fazer. O Projeto Quartzo Azul, não quer de maneira alguma, alarmar os leitores, amigos e colaboradores. Este material é o conteúdo sintético de uma pesquisa que estamos fazendo em conjunto com nosso colaborador Abreu, com o objetivo de divulgar aqui no Brasil os procedimentos normais, utilizados em países com histórico e maior risco de terremotos.

Estas etapas foram desenvolvidas por membros da Aliança dos Países com Terremotos ou Earthquake Country Alliance, numa parceria de profissionais dos terremotos, administradores de serviço de emergência, funcionários do governo, empresários e líderes comunitários, entre outros. As recomendações são baseadas em diversos recursos existentes e conselhos de diversas organizações. Os membros do Earthquake Country Alliance, são responsáveis ​​por funções específicas antes, durante e depois de um terremoto, a fim de reduzir os danos, lesões e contribuir para uma recuperação mais rápida da polpulação atingida. 

Observação: Os itens contidos neste guia foram adaptados para território brasileiro.

Terremotos são inevitáveis, mas os danos causados ​​por eles não são. Muitas pessoas pensam que a destruição causada por terremotos é inevitável e nossa única opção é juntar os cacos e limpar a sugeira, após o terremoto. Não! As perdas e danos causados ​​por terremotos podem ser limitados por medidas que você pode tomar antes, durante e depois. Alguns também pensam que todos os danos e ferimentos causados ​​por terremotos são provocados pelo colapso de edifícios, casas e construções. Novamente, não! Como as casas de alvenaria e edifícios são melhor concebidos, muitas das perdas nos terremotos são causados ​​por objetos que quebram ou caem sobre as pessoas provocando ferimentos graves, que resultam na morte.

As 6 etapas, adaptadas nesta seção, mostrarão, como podemos estar mais confiantes, sabendo o que fazer antes, durante e após os terremotos, caso eles venham a acontecer. Além de seguir as etapas em casa, devemos também seguir nas escolas, locais de trabalho, entre outros. Se todos tivermos em mente estes passos, poderemos reduzir o risco de sermos feridos ou vítimas do abalo sísmico.


Primeira Etapa

Identificar riscos potenciais em sua casa e começar a corrigí-los


A segurança durante um sismo, é mais do que minimizar os danos aos edifícios. Temos também de garantir a integridade do conteúdo dos nossos apartamentos ou casas, para reduzir o risco de nossas vidas, nosso futuro e nossas economias.

Em inúmeros terremotos, várias pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas pelo mobiliário de suas residências, por não terem sido devidamente protegidos ou bem alojados e posicionados. Bilhões de dólares foram perdidos por este tipo de dano e muitas vidas levadas. Muitas destas lesões e ferimentos, poderiam ter sido evitadas, tomando simples medidas com antecedência, como reparação e manutenção de construções fragilizadas, distribuição de móveis, eletrodomésticos e disposição de decorações e objetos de nossas residências em locais estratégicos de segurança.

Você deve se proteger qualquer coisa que seja forte e pesada o suficiente para machucar se cair. Além do conteúdo de sua casa, também devemos proteger itens em outras áreas como sua garagem e áreas de serviço, para reduzir danos aos veículos, sob risco de explosão ou derramamentos de materiais perigosos, como gasolina e outros combustíveis, normalmente causadores de incêndios e explosões.

São ações simples, que você pode tomar imediatamente, que irão protegê-lo se um terremoto acontecer amanhã. Comece agora a movimentação de móveis, como estantes longe de camas e sofás, ou outros lugares onde as pessoas se sentam ou dormem. Mover objetos pesados ​​para prateleiras mais baixas. Em seguida, começar a procurar outros itens em sua casa que podem ser perigosos em caso de tremores no solo.

Algumas das medidas recomendadas nesta página podem demorar mais tempo para serem concluidas, mas todas são relativamente simples, basta uma certa disponibilização de tempo e planejamento.
  
Na cozinha




Durante um terremoto, as portas dos armários, que não são seguras, podem se abrir, permitindo que frascos de vidro, latas e porcelanas caiam. Encontre uma forma de manter portas de armários aéreos seguras, reduzindo o risco de queda de objetos pesados, de porcelana, vidro ou até mesmo metal (facas, espetos, panelas). Os aparelhos a gás ou fogões, devem ter conectores flexíveis e com folga, para reduzir o risco ruptura e consequentemente, vasamentos de gás e possíveis incêndios. Geladeiras, freezers e outros aparelhos pesados com portas sem travas podem ter suas portas fixadas com dispositivos de segurança, para do tipo que impedem o manuseio de crianças (encontrados em supermercados, na secção de segurança infantil).

Eletrônicos

Televisões, rádios, computadores, fornos de microondas e outros aparelhos eletrônicos são pesados ​​e podem causar ferimentos graves se caindo de determinada altura, além de ocasinar choques elétricos. Estes, podem ser fixados com trilhos, nos armários, para que não escorreguem facilmente, durante um deslocamento ou tremor. No momento de um abalo sísmico evite ficar embaixo destes equipamentos.

Objetos em prateleiras e balcões

Objetos colecionáveis, cerâmicas e luminárias podem se tornar projéteis mortais. Coloque os objetos mais pesados nas prateleiras mais baixas e evite ficar próximo a estas estruturas, durante o evento sísmico.

Objetos pendurados

Espelhos, molduras e outros itens devem ser penduradas em ganchos fechados para que não saltem para fora das paredes. Os quadros e espelhos também podem ser encaixados e presos em fixadores de parede com ganchos de segurança. Mantenha sobre camas e sofás, apenas peças relativamente leves, como tapeçaria ou pequenos quadros. Os sofás podem ser um excelente ponto de abrigo e proteção, até mesmo pelo uso de suas almofadas, como escudos protetores, por isso, evite colocar nas paredes próximas espelhos e grandes adornos de vidro, podem ser mortais durante um terremoto.

Móveis de parede

Procure usar sempre buchas de nylon resitentes, para móveis de parede pesados, como prateleiras de madeira ou metal. Certifique-se de que tanto o suporte do móvel como a peça de fixação da parede estejam firmes. Fixadores flexíveis tais como buchas de nylon permitem que objetos pesados ​​movam-se sem cair. Prateleiras soltas também podem ser fixadas com algum tipo de recurso para evitar que caiam no primeiro movimento.

Aquecedores de Água

Aquecedores de água a gás, que não são bem fixados,  podem cair, rompendo ligações rígidas de água e gás. Verifique a forma como seu aquecedor é fixado na parede. A segurança das mangueiras de água e gás podem estar em risco se o equipamento só estiver pendurado.

Garagem ou Sala de Ferramentas

Os itens armazenados nas garagens e salas de utilitário podem cair, causando lesões, danos e derrames perigosos ou vazamentos. Eles também podem bloquear o acesso aos veículos e as portas de saída. Procure manter ferramentas em gavetas, ou fixadas em suportes nas paredes. Coloque materiais inflamáveis ​​ou perigosos em prateleiras mais baixas ou no chão de preferência em caixas fechadas.


Segunda Etapa

Faça um plano de emergência

Será que todos em sua casa saberiam agir bem durante um terremoto? O interessante é reunir sua família, amigos ou companheiros de casa para planejarem, o que cada pessoa vai fazer, antes, durante e depois, caso o imprevisto aconteça.

Durante os tremores de abalos sísmicos, podem ocorrer princípios de incêndios, curto circuitos, falta de serviços de utilidade pública (eletricidade, gás e água) e a ainda o pior, a repetição do evento através de réplicas. Ao planejar medidas de segurança, você estará preparado. Este plano será útil também para outras emergências. Cada família deve ter seu plano de ação para a pior hora, pois depende muito do tipo de moradia de cada pessoa.



Planeje agora para estar seguro durante um terremoto:

Identificar locais seguros em todos os quartos, assim como em balcões, mesas e sofás.
Saiba como se proteger, não importa onde você estiver, quando o terremoto acontecer.

Plano para reagir, depois de um terremoto:

Mantenha os calçados e uma lanterna ao lado de cada cama e com os integrantes da casa.
Ensine a todos em sua casa, para usar apitos de emergência e ou bater três vezes repetidamente se preso debaixo de algum escombro. As equipes de resgate quando procuram sobreviventes em casas e edifícios desmoronados, estarão procurando por sons que indiquem sobreviventes.
• Identificar as necessidades dos membros da família e vizinhos com necessidades especiais ou situações, como usar uma cadeira de rodas, andadores, dietas especiais ou medicamentos.
• Tenha sempre um kit de primeiros socorros.
Conhecer a localização dos registros de água e do gás, caixas disjuntoras da rede elétrica e mantenha ferramentas necessárias sempre à mão. Certifique-se de saber como desligar a água, gás e a electricidade em sua casa. Desligue o gás, se você sentir cheiro ou ouvir vazamento de gás.
Obter informações com o corpo de bombeiros local, sobre como usar um extintor de incêndio de forma adequada.

Plano para se comunicar e se recuperar depois de um terremoto:

• Escolha um local seguro, fora da sua casa onde se encontrar depois de um terremoto.
Designar local fora da área, para que todos da casa possam ligar para repassar informações.
Proporcionar aos membros da família, uma lista de números de telefones importantes.
Determine onde você pode viver, se sua casa pode ser ocupada depois de um terremoto ou outros desastres.
Verifique se existe um plano no caso de terremoto, desenvolvido pela escola ou creche dos seus filhos. Mantenha o carteira de identificação de seus filhos sempre com eles.
Mantenha cópias de documentos essenciais, tais como identificação, seguros e registros financeiros em um recipiente seguro, impermeável, juntamente com os seus equipamentos de emergência. Inclua um inventário de casa (uma lista e fotos ou vídeos de seus pertences).

Ocasionalmente, faça exercícios práticos do seu plano e  compartilhe seu plano com as pessoas que cuidam de seus filhos em casa.


Terceira Etapa

Preparar material para um eventual desastre





Todo mundo deveria ter um KIT pessoal para desastres. Prepare um kit de sobrevivência. Mantenha-o num lugar, onde você gastará  o menor tempo para alcançá-lo, mesmo se o seu apartamento, ou casa estiver danificada. Kits de emergência e primeiros socorros são úteis não só em casa. Mantenha um kit em sua casa, outro no seu carro e um terceiro em seu trabalho. Uma mochila, é o ideal para guardar estes equipamentos e suprimentos, num caso de ter de evacuar o local. Inclua pelo menos os seguintes itens:

Remédios controlados (caso de pessoas com doenças tipo Hipertensão, Diabets, Asma) Lista de prescrições, cópias de cartões de seguro, nome, número de telefone e endereço do seu médico
Formulários Médicos com autorizações especiais para dependentes químicos controlados.
Kit de primeiros socorros e instruções de uso, para curativos, ataduras e torniquetes.
Luvas de plástico (látex ou não)
Máscara de poeira
Óculos reservas ou lentes de contato e solução de substituição limpa
Água engarrafada (garrafa de plástico)
Apito (para alertar os socorristas para o local)
Calçados reserva (podem ser calçados esportivos, confortáveis)
Dinheiro para emergências
• Mapas de Estradas
Lista dos números de telefone de emergência de contatos
Chocolates e alimentos não perecíveis com alto teor de água e de calorias
Lanterna com pilhas e lâmpadas extra ou bastões de luz química.
Ítens de higiene pessoal
• Ítens de conforto, tais como jogos, lápis, materiais de escrita, ursos de pelúcia
Higiene e disposições especiais que você precisa para si e para os outros em sua família, incluindo idosos, deficientes, crianças pequenas e animais de estimação
• Cópias de identificação pessoal (carteira de motorista, o trabalho de identificação, etc.)
• Celular reserva com bateria carregada


Abastecimento Emergêncial Doméstico

Sistemas vitais, tais como eletricidade, água, transporte, entre outros, podem ser interrompidos por vários dias após um terremoto. Os organismos de emergência e hospitais podem estar saturados e imposibiltados para prestar serviços imediatos. Prestar os primeiros socorros e ter material e vontade de salvar vidas, tornam nossa vida mais confortável e ajuda a lidar com situações críticas. Mantenha sempre provisões em casa para três dias com os seguintes itens:

Ferramentas para desligar gás e água
Luvas de trabalho e óculos de segurança
• Sacos plásticos para resíduos e servir como lonas, ponchos e outras utilizações
Rádio portátil com pilhas extras
lanternas ou bastões de luz adicional
A água para beber, pelo menos, um galão (4 litros) por pessoa por dia
Alimentos embalados, enlatados e que não necessitem de congelamento.
Fogareiro a gás, álcool ou carvão para cozinhar fora, se deslocamentos para fora de casa forem necessários
Pequena panela para cozinhar, incluindo um abridor de latas manual
Vestuário Confortável, agasalhos, incluindo meias extras
Cobertores ou sacos de dormir e ou talvez até uma barraca
Cópias de documentos importantes, como apólices de seguros, certidões, etc.


Uma nota especial sobre crianças


Se os terremotos assustam porque nos sentimos fora de controle, pense em como isso pode ser para as crianças, que dependem também dos adultos em muitos aspectos de suas vidas. É importante gastar um tempo com as crianças sob seus cuidados antes de  acontecer um terremoto. Explicar por que eles ocorrem e envolvê-los no desenvolvimento de seu plano de desastre, ajudarem a preparar os kits de suprimentos e práticas "cair, cobrir e suportar." Considerem-se, simulando condições de um terremoto, ficando sem luz e sem água corrente.

Após o terremoto, lembre-se que as crianças estão sob grande stress. Eles podem estar com medo, sua rotina provavelmente será interrompida, e os tremores não vão deixá-los esquecer a experiência, tão cedo. Adultos tendem a deixar as crianças, para atender às diversas demandas de emergência, mas isso pode ser devastador para as crianças. Um extra contato com elas e o apoio dos pais nos primeiros dias vai manter a sensação de segurança para os pequenos e sempre que possível, incluí-los no processo de recuperação da situação,  ajuda, para se sentirem úteis e não apenas frágeis.


Quarta Etapa

Proteja-se durante o terremoto - O que fazer durante e depois de um terremoto?




Durante terremotos devemos procurar locais seguros, para a ocasião. Vá para debaixo de uma escrivaninha ou mesa resistente e segure firme. Esteja preparado para ali ficar até o tremor parar.  A área perto das paredes exteriores e saidas de um edifício são os locais mais perigosos, onde você jamais deverá ficar. Janelas, fachadas e detalhes arquitetônicos são frequentemente as primeiras partes a cair durante o colapso dos edifícios. Para ficar longe desta zona de perigo, fique dentro de casa, agora se você estiver fora, fique em local aberto, longe das partes externas a abertura de construções.   É comum cair muito vidro e até móveis e equipamentos pesados pelas aberturas, debilitadas e destruidas pelos movimentos dos abalos.




Ir para a moldura da porta

Uma lugar que se mostra eficiente e resistente numa casa, é a moldura ou esquadria da porta. É comum ver, após os terremotos estas estruturas de pé, mesmo com total destruição da construção. Assim nossa crença, é de que, as portas são os lugares mais seguros durante um terremoto. É verdade, mas se você mora em uma casa velha, não reforçada ou feita de madeira, evite estes locais. Nas casas modernas, as esquadrias já não são mais fortes do que outros lugares da casa, neste caso é mais seguro ficar sob uma mesa, resistente é claro, mas nunca de vidro ou pedra (granito,mármore,etc).

Abaixar, proteger-se e esperar
Se você estiver dentro de casa quando sentir um terremoto forte
vá para baixo de uma mesa ou balcão resistente, segure-se firmemente
e espere até parar de tremer.


Dentro de casa:  Se não estiver perto de uma mesa ou balcão, saia de perto da parede interior e proteja a cabeça e o pescoço com os braços, ficando próximo a algum movel que deixe um pequeno casulo protetor, fique na posição fetal, é a mais segura. Evite paredes externas, janelas, espelhos pendurarados, móveis altos, grandes electrodomésticos e armários com objetos pesados ​​ou de vidro.




  Triângulo da Vida

Na cama: Se você estiver na cama, fique onde está principalmente se a guarda da cama for alta e resistente. Proteja a cabeça com um travesseiro. Você estará mais protegido e com menos risco de lesão, mantenha a posição fetal. Vidro quebrado pode estar no chão e comcerteza causará, ferimentos graves, se você procurar uma saida.

Num prédio comercial ou de apartamentos: Se abaixe, cubra a cabeça e procure uma mesa, ou móvel resistente, para ficar embaixo e espere. Evite janelas. Não use os elevadores. Não se surpreenda se o sistema de segurança ativar alarmes de incêndio, injetores de água e luzes começarem a piscar. Lembre-se que todo o sistema vital de estrutura do prédio está em colapso.

No Exterior: Vá para uma área aberta, se você pode fazer isso com segurança, evite linhas de energia, árvores, edifícios e outros perigos.







Nas vias públicas e estradas:  Saia da estrada e aplicaque o freio de estacionamento. Evite viadutos, pontes, linhas de energia, sinalização e outros perigos. Fique dentro do carro ou veículo, até que parar de tremer. Se um fio eléctrico cair sobre seu carro, fique dentro até que uma pessoa treinada remova o fio de alta tensão. O carro serve como uma gaiola de proteção (Gaiola de Faraday), enquanto você estiver dentro não vai ser eletrocutado.

Em um estádio ou teatro: Fique em seu lugar e procure proteger a cabeça e o pescoço com os braços, torne a posição sentado, levantando os joelhos em direção a cabeça, colocando os braços e as mãos como proteção. Não tente sair até parar de tremer. Depois, caminhe devagar, cuidando de tudo que poderia cair durante um abalo sísmico (ou réplicas).

Na praia:  Abaixe-se, proteja a cabeça com os braços e fique na posição agachado (fetal) até parar de tremer. Estime a duração da agitação. Se for grave o tremor, irá durar 20 segundos ou mais, neste caso saia imediatamente da praia, para um local elevado, pois existe o risco de um tsunami ser gerado pelo terremoto. Ande depressa, mas sempre atento a estruturas sobre sua cabeça, evitando detritos e outros perigos.

Abaixo de uma barragem ou represa: Barragens podem falhar durante um terremoto. Uma falha catastrófica é improvável, mas se você morar ou estiver no caminho do fluxo da água, você deverá saber sobre a zona de inundação e ter preparado um plano de evacuação eficiente.


Quinta Etapa

Depois do terremoto - Verificar as lesões e danos

Primeiro cuidar da sua própria situação. Lembre-se de seus planos de emergência. Tremores secundários (réplicas) pode causar danos adicionais ou derrubar outros objetos, então vá para um lugar seguro. Leve seu kit de suprimentos de desastres. Se você está preso por escombros, lembre de proteger sua boca, nariz e olhos da poeira. Se você está sangrando, exercer pressão sobre a ferida e elevar a parte lesada. Se sair, faça um sinal, com o seu apito de emergência, com telefone celular ou bata ruidosamente em pedaços sólidos da construção, por três vezes, com freqüência. O pessoal de resgate estará na escuta para esse tipo de sinalUma vez que você esteja seguro, tente ajudar os outros e verificar se há danos. Proteja-se usando calçados resistentes e luvas para evitar ferimentos com cacos de vidro e escombros, pontas de ferro ou louça de sanitários quebrados, pois são extremamente cortantes. Além disso, utilize se possível uma máscara para poeira e óculos de proteção. O comum é que as pessoas quando entram em pânico, correm como loucas durante e depois de um terremoto, criando mais perigos, para si próprios e aos outros, mas uma pesquisa indica que as pessoas costumam tomar medidas para se proteger e ajudar os outros durante e após o terremoto.

Verifique se há feridos:

Verifique seu kit de primeiros socorros.
• Se alguém estiver sangrando, aplique pressão direta sobre a ferida. Use gaze ou pano limpo, se disponível.
Se a pessoa não estiver respirando, administrar respiração artificial.
Se uma pessoa não tem pulso, iniciar a RCP (reanimação cardiopulmonar) Observação: Para pessoas capacitadas em primeiros socorros e com conhecimento específico nesta tarefa.
• Não mova pessoas gravemente feridas, a menos que haja risco imediato de novas lesões.
Cubra os lesados ​​com cobertores ou roupas adicional para manter uma temperatura corporal normal.
Procure ajuda médica para os ferimentos sérios.
Verifique cuidadosamente as crianças ou outras pessoas que necessitam de assistência especial.

Verifique se há danos:

Fogo: Se possível, apague pequenos incêndios em sua casa ou no seu bairro. Peça ajuda, mas não espere o corpo de bombeiros, pequenos focos de fogo, podem se tornar grandes incêndios, em meio ao caos.
Vazamentos de gás: Desligue o sistema principal, apenas se você suspeitar de um vazamento por causa de canos quebrados, cheiro ou o som de vazamento de gás natural. Não abra o sistema, espere a companhia de gás verificar se há vazamentos.
Fiação elétrica danificada: Desligue a chave geral de eletricidade se houver algum dano na fiação da sua casa.
Lâmpadas elétricas, quebradas ou inoperantes: Desconecte-as, pois elas podem iniciar incêndios quando a eletricidade for restabelecida.
Cabos de alta tensão na rua: Se você ver linhas eléctricas rompidas, considere-as energizadas e fique bem longe deles. Além disso, afaste as outras pessoas. Nunca toque em fios elétricos caídos ou objetos em contato com eles.
Objetos soltos: Cuidado com os itens que caem das prateleiras quando você abrir armários.
Vazamentos:  Tenha o máximo cuidado. Limpe locais onde foram derramados medicamentos, drogas ou outras substâncias não-tóxicas. Materiais potencialmente perigosos, tais como água sanitária, soda cáustica, produtos químicos de jardim e gasolina ou outros derivados do petróleo devem ser isolados ou cobertos com um material absorvente como areia para gatos. Em caso de dúvida, deixar o local.
Alvenaria Danificada: Fique longe de lareiras e paredes de tijolo ou blocos. Eles podem estar enfraquecidos e podem cair durante tremores. Não use uma chaminé danificada. Você pode começar um incêndio ou deixar gases venenosos em sua casa.


Quando seguro, continue a seguir o seu plano

Uma vez que você tenha atingido as necessidades imediatas de você e sua família depois de um terremoto, continue a seguir o plano que foi preparado com antecedência. Abalos secundários poderão continuar ocorrendo, por várias semanas após um grande terremoto. Alguns serão grandes o suficiente para causar mais danos. Esteja sempre pronto, não perca a concentração.

Seu período de recuperação pode levar várias semanas, ou até meses. Tomar as ações listadas poderá deixar você seguro e reduzir os possíveis efeitos a longo prazo.


Sexta Etapa

Os primeiros dias após um terremoto

Use a informações que você aprendeu, em seu plano de desastre e revise os materiais que você colocou em seus Kits. Até ter certeza de que não há vazamento de gás, se abster de acender o fogo (isqueiros, fósforos, velas, ou grelhas) ou operar qualquer dispositivo elétrico ou mecânico que pode criar uma faísca (interruptores de luz, geradores, veículos, etc.) . Nunca utilize no interior os seguintes equipamentos: fogões de acampamento, lampiões a gás ou aquecedores, grelhadores a gás ou a carvão, gás ou geradores. Estes podem libertar monóxido de carbono que é mortal ou ser um perigo de incêndio em réplicas.

Mantenha contato com informações de utilidade pública

Ligue seu rádio portátil ou de seu veículo, para estar atualizado com informações de segurança ou recomendação.
Coloque todos os telefones em seus respectivos locais.
Use o celular com moderação, somente em último caso. Em emergências, as equipes precisam utilizar as linhas telefônicas, que se congestionam facilmente durante o caos, nestas situações.
• Verifique as condições em que se encontram seus vizinhos. Comida e água, feridos.
• Se a eletricidade for desligada, planeje as refeições, para usar alimentos refrigerados e congelados em primeiro lugar. Se você manter a porta fechada, os alimentos no freezer pode durar alguns dias.
• Ouça a rádio para avisos sobre a segurança.
• Se nenhum serviço de água, ou se a água não é potável, você pode beber a partir de aquecedores de água, cubos de gelo derretidos ou enlatados. Evite beber água das piscinas.
• Não comer ou beber qualquer coisa de recipientes abertos e que estejam perto de vidro quebrado. Se você não puder ficar na sua casa ... , se sua casa estiver em perigo ou ameaçadas por riscos de incêndio ou outros, é preciso evacuar. No entanto, os abrigos podem ser superpovoados e inicialmente não contam com serviços básicos, por isso não deixe sua casa,  porque os serviços públicos são interrompidos. Se sua casa e seu conteúdo sofreram danos moderados, fique em casa. Se for deixar o local, avise um vizinho ou sua família, para dizer onde você vai. Repassar números de telefone para contato e um endereço alternativo para o serviço de correio eletrônico (e-mail).

Se possível, faça o seguinte quando você abandonar o local:

• Kit pessoal de desastres
• Medicamentos e mácara para proteger do pó
• Água e alimentos (Água mineral, chocolates, barras de cereal, etc.)
• Cobertor, travesseiro e se possível colchão de ar.
• Roupas e Agasalho.
• Toalhas e panos
• Fraldas e alimentos para lactentes
• Identificação e cópias de seguros


Fontes de Pesquisas:  Federal Emergency Management Agency (FEMA), USGS, CEA(California Earthquake Authority), U.S. Department of the Interior, U.S. Geological Survey, U.S. Department of Homeland Security, Federal Emergency Management Agency.

Tradução e Adaptação de conteúdos: Gério Ganimedes
Iniciativa: Projeto Quartzo Azul, Gério Ganimedes e Abreu
Colaboração: Abreu

  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...