quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tempestade Solar Gigante Atingirá a Terra


NASA

Por Gério Ganimedes


Duas fortes explosões solares ou EMC, Ejeção de Massa Coronal, produzidas respectivamente nos dias 9 e 10 de setembro, foram arremessadas por nossa estrela em direção ao nosso planeta. A tempestade se formou com uma enorme explosão eletromagnética no sol, que liberou partículas de plasma magnetizado e energizado. Neste caso, as partículas estão viajando em direção à Terra em velocidade média, cerca de 4 milhões de quilômetros por hora. Entre os meteorologistas espaciais, existe um consenso de que a magnetosfera terrestre (campo magnético de proteção do planeta) será duramente golpeada por um duplo impacto no dia 12 de setembro de 2014. 

spaceweather.com / NASA

As duas nuvens de tempestade foram impulsionadas em nossa direção por explosões nos arredores da mancha solar AR2158 em 09 e 10 de setembro de 2014, respectivamente. Fortes tempestades geomagnéticas são possíveis nos dias 12 e 13 de setembro, como resultado dos impactos consecutivos. Possíveis falhas nos sistemas de satélite tanto de comunicação como de transmissão de dados e imagem poderão acontecer, assim como falhas de transmissão nas redes elétricas “apagões”.


spaceweather.com


Segundo a Agência Espacial Americana (NASA), o surto solar foi classificado como tempestade de Classe X1.6, o que coloca a explosão (Classe X) dentro da faixa de erupções mais violentas. Já o número a seguir, fornece informações sobre a sua força. X2, por exemplo, é duas vezes mais intensa que a X1, enquanto a X3 é três vezes mais intensa que a X1 e assim por diante. Apesar deste tipo de radiação não penetrar a atmosfera da Terra (estamos protegidos pela magnetosfera) para nos afetar fisicamente a longo prazo estaremos mais propensos a desenvolver câncer de pele.

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes
Fonte: Spaceweather.com / NASA

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...