terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A Nova Terra e o Efeito Peltier


O Dia Depois de Amanhã - Créditos:  20th Century Fox


Por Gério Ganimedes


O Efeito Peltier descoberto em 1834 também conhecido como força eletromotriz de Peltier resultou em uma tecnologia de troca térmica curiosa (frio e calor de um lado para outro em elementos semicondutores diferentes). O efeito ocorre quando a energia atravessa estes componentes semicondutores fazendo com que temperaturas extremas e contrárias ajam sobre placas opostas, trocando a energia térmica gerada de um lado para outro, ou seja, se você alimentar uma pastilha especia termoelétrica (semicondutora ou par Peltier) ou ainda "bomba de calor" como também é conhecida, se o lado da pastilha que esquenta excessivamente for refrigerado por um cooler ou ventilador, por exemplo, faz com que o outro lado resfrie bruscamente, descendo vários graus na escala Celsius. 


Pastilha Peltier - De um lado calor ... Do outro frio

Este tipo de componente é muito usado para equipar pequenos refrigeradores portáteis por não conter peças móveis e por serem alimentadas com tensões da ordem de 12 Volts consumindo pouca energia. Bem, expliquei como funciona o Efeito Peltier, agora vamos ao efeito analógico em nosso planeta.


Frio extremo congela as Cataratas do Niágara
Foto/Crédito: Revista Exame

A grande maioria das pessoas, inclusive o presidente americano Donald Trump, parecem não compreender como pode as pessoas falarem em aquecimento global e os estados unidos e outros países do continente norte americano e Europa estarem com temperaturas congelantes na ordem de -40 graus Celsius. Então, pretendo nesta postagem esclarecer o porquê dos eventos climáticos, através da introdução desta matéria e desta analogia de um efeito há muito conhecido. Podemos chamar este evento climático de Efeito Peltier, ou seja, quando a temperatura do oceano sobe poucos graus, mesmo que para a interpretação de leigos seja muito pouco, gera uma modificação do outro lado da placa semicondutora da Terra, fazendo com que as correntes de vento do planeta mudem de direção para tentar equilibrar as temperaturas alteradas, o que não ocorre corretamente, causando uma troca entre as "pastilhas de Peltier terrestre"  gerando um resfriamento significativo e brusco. É o que vem ocorrendo em nosso mundo e que deve piorar com o aumento das temperaturas da superfície das águas oceânicas. Em nosso laboratório hipotético, simulado através da teoria de base do Efeito Peltier, teremos eventos climáticos bruscos, onde ondas de calor e ondas de frio contrárias deverão se intensificar nos próximos anos (10 anos pelo andar da carruagem) piorando ainda mais o raciocínio de intelectos como o do presidente dos EUA. 

As mentes pensantes das superpotências "evoluídas" deveriam pensar a respeito, e se atualizarem cientificamente para evitar uma catástrofe Dantesca de uma "nova era do gelo" em todo o planeta. Analisando a carta climatológica atual e crivando os dados dos sensores oceânicos, minha opinião científica de quem estuda o clima há mais de 30 anos não é nada otimista para o cenário dos países norte americanos e norte da Europa dentro dos próximos 10 anos. "Ondas de calor infernais e gelo de congelar a alma" até culminar numa estabilização climática planetária uniforme de congelamento global.


Se a espécie humana não fizer nada de positivo para intervir ou deixar sua ignorância prevalecer, teremos muito em breve um cenário típico de ficção científica. Gélido, desértico, num planeta dividido entre o caos sombrio do gelo e desertos inóspitos com suas superfícies inabitáveis atacadas agressivamente pelos raios ultravioletas do sol que penetrarão sem piedade através de nosso escudo de proteção (magnetosfera) enfraquecido por anos de bombardeio dos ventos solares e por interferência climática humana ininterrupta ao longo de anos sem deixar a crosta do planeta e sua atmosfera se recuperar de um câncer que se tornou terminal.

Pensem a respeito enquanto lhes digo ... Fiquem bem

Postagem dedicada a meus amigos do Projeto Antúrio

Texto: Anderson Mace
Colaboração e divulgação: Rosana Santiago

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...