quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nosso Planeta Encontrou um Novo Companheiro, um Asteróide Gigante

 Ilustração - crédito: NASA


   A Terra encontrou um novo companheiro de viagem em torno do Sol. Um asteróide gigante se juntou em seu caminho ao redor do Sol, mas este asteróide, orbita o Sol em uma órbita no formato de ferradura, altamente incomum.

   Cientistas revelaram que a Terra encontrou um novo companheiro que se juntou a sua órbita em torno do Sol. Pode não ter o mais romântico dos nomes, mas o asteróide 2010 SO16, tem algumas centenas de metros de diâmetro e é a maior pedra próxima da Terra já descoberta no espaço.

  Há algo incomum sobre SO16, dizem Apostolos Christou e David Asher, quem descobriu a pedra gigante flutuando, em setembro passado (2010), no Observatório de Armagh, na Irlanda do Norte. O mais estranho é que em vez de seguir o seu novo amigo a cada volta, o SO16, orbita o Sol em formato de ferradura, num jogo constante de pegar a Terra, parecendo mais um jogo de pega-pega cósmico. Agora, mais rápido que a Terra, o SO16 tem velocidades maiores por ter sua órbita menor que a da Terra. Do ponto de vista da Terra, o asteróide tem uma órbita em forma de ferradura, em constante movimento em direção e para longe da Terra, sem nunca ultrapassá-la, mas, do ponto de vista do asteróide, que orbita o Sol continuamente na mesma direção, mais rapidamente e em órbitas menores e mais lentamente nas maiores. Christou e Aser dizem  que este processo é repetido várias vezes até que o asteróide morra. 
   No momento o SO16 está viajando em um dos seus pontos de maior aproximação e será visível no céu noturno durante várias décadas por vir.


Fonte da notícia: Daily Mail co uk
Tradução: Gério Ganimedes
Link da notícia em inglês:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1374054/Earth-finds-new-companion-giant-asteroid-joins-sun--unusual-horseshoe-pattern.html


Pergunta que não quer calar: Porque só anunciaram isto agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...