sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Máximo Solar – 2013



  

Postagem Informativa da Semana 


Por Gério Ganimedes


O Sol entrou no pico de seu ciclo solar de 11 anos, conhecido como MÁXIMO SOLAR então devemos esperar um período de grande atividade em nossa “brasa celestial”.  Erupções, explosões, ejeções de massa coronal, alteração no número de manchas solares, imensos buracos coronais ejetores de vento solar de alta intensidade e todas as conseqüências deste estresse que nossa estrela atravessa numa espécie de TPM Solar.



O ciclo solar, também conhecido como ciclo solar de Schwabe é o ciclo que mostra a atividade do sol em intervalos de aproximadamente 11 anos. A máxima duração de um ciclo solar foi de 13 anos e oito meses e pertence ao Ciclo 4 (de setembro de 1784 a maio de 1798). O ciclo de menor duração foi o de número 2, com nove anos exatos (de junho de 1766 a junho de 1775). Em todos estes períodos ocorreram discussões sobre o início e fim de cada ciclo. Na discussão sobre a data do fim do ciclo solar 22 e início do ciclo solar 23, a decisão final foi tomada pelos centros mundiais de observação solar tais como o Sunspot Index Data Center (S.I.D.C.), de Bruxelas, Bélgica, onde adotaram por consenso o mês de outubro de 1996, como data limite.
  
Atualmente a atividade solar está baixa (ciclo solar 24), mas não totalmente ausente. Em 31 de dezembro e horas iniciais de 2013, os campos magnéticos que rodeiam o membro nordeste do sol criaram uma espécie de trançado explosivo. Neste momento o Observatório Dinâmico Solar da NASA (SDO) gravou o evento estelar. 

Repare no vídeo disponibilizado pelo Spaceweather.com a massa de plasma quente voando para cima da superfície de nossa estrela, sendo incapaz de romper os laços da gravidade do sol, sendo assim, a maior parte do material retornou a superfície da estrela.


Veja o vídeo AQUI


Texto: Gério Ganimedes
Fontes: Spaceweather.com, NASA(SDO), Space.com
Créditos: NASA/Spaceweather.com
Colaboração/Pesquisa: Lennoy

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Gerio, onde está a continuação do post sobre o prédio atingido em SP. Vc também foi coagido??????

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...