segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meteoros, Esferas de Plasma ou Meteoróides ?

Meteoróides - crédito: NASA

Argentina investiga a queda de um meteorito em bairro de Buenos Aires

Segundo o portal Infobae.com, hoje ao amanhecer, ocorreu uma explosão que foi ouvida por quilômetros em torno da província de Esteban Echeverría, Buenos Aires - Argentina. As autoridades confirmaram a morte de Silvia Espinoza Infantes, uma mulher de 43 anos de nacionalidade peruana. Havia também seis pessoas feridas.


Uma pessoa foi capaz de fotografar com seu telefone celular o que parece ser um meteorito de tamanho pequeno, enquanto outras testemunhas narraram para uma rádio local, que avistaram uma bola de fogo azul caindo do céu. Outros disseram quesentiram um forte cheiro de pólvora”. Os moradores locais também informaram que, após o fato, vários carros, não estavam funcionando e disseram suspeitar de uma carga eletromagnética criada pelo corpo celeste.

 
As causas da explosão em Buenos Aires ainda são desconhecidas, mas durante a realização de análises, crescem as teorias de que a catástrofe começou no céu.


Eventos isolados que poderiam estar interligados?

O portal Dailymail.co.uk publicou ontem a notícia, de que uma casa pegou fogo em Londres, matando uma criança de 5 anos e dois adultos, após moradores terem escutado uma grande explosão, com forte deslocamento. As causas do incêndio ainda não foram identificadas, entretanto, ao analisarmos as imagens da casa atingida, conforme foto abaixo, observa-se que o telhado da residência parece ter sido atingido por objetos, que perfuraram e queimaram as telhas. 

Crédito: Daily Mail - UK
Obs: Atentem para o rasgo no telhado de entrada da casa
Locais marcados: Gério Ganimedes

Poderia estes eventos estar ligados às previsões da NASA, para uma esperada chuva de meteoróides ou “Chuva Draconídeas”?

Um evento raro, mas possível, conhecido como “Esferas de Plasma” formados em tempestades atmosféricas e geomagnéticas, poderia ser a explicação destes incidentes?


O Relâmpago globular ou esfera de plasma é descrito como uma esfera luminosa que parece surgir do nada e desaparecer sem deixar vestígios. Seu tamanho pode variar de 5 a 25 cm de diâmetro, mas já foram vistos com mais de 2 metros de diâmetro. Geralmente são observados antes ou depois, ou durante uma tempestade. Sua duração varia de poucos segundos a poucos minutos. O tempo de vida de uma esfera de plasma tende a ser mais longo quanto maior é o tamanho e mais curto quanto maior o brilho. As esferas com aparência claramente alaranjada e azul parecem durar mais que a média. Relâmpagos esféricos geralmente se movem paralelamente a terra, mas sofrem saltos verticais. Podem simplesmente, descerem das nuvens, outras vezes materializam-se repentinamente, dentro ou fora das casas, ou entram numa sala através de uma janela aberta ou fechada, através de paredes não metálicas finas, ou pela chaminé.


Alguns físicos teorizam, que as os relâmpagos esféricos, seriam bolas de plasma, mas a teoria já foi descartada por alguns cientistas (por mim ainda não, até que se prove o contrário), porque, segundo eles, um globo quente de plasma subiria como um balão de ar quente e não é isso que o relâmpago globular faz, entretanto muitos físicos especulam que o fenômeno deva ser causado por descargas elétricas. O físico russo Pyotr Kapitsa acredita que o relâmpago globular seja uma descarga sem eletrodos, causada por uma onda estacionária de UHF de origem desconhecida, presente entre a Terra e uma nuvem. Os cientistas neozelandeses, John Abrahamson e James Dinniss, acreditam que o relâmpago globular consista em “bolas felpudas de silício incandescente, criadas por relâmpagos comuns que atingem a Terra”.

Estariam as repetidas e fortes explosões solares dos últimos dias, gerando estas atividades anômalas e criando forças, ainda desconhecidas por nós, com poder suficiente para nos destruir?

Continuamos estudando, pesquisando e atentos ...

Gério Ganimedes



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...