sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sol em Atividade - Boletim Informativo


Crédito: NASA

  
Por Gério Ganimedes


Neste sábado, nove de fevereiro de 2013, uma Ejeção de Massa Coronal de classe C2, foi arremessada em direção a Terra por volta de 06h40min UT (hora universal), quando um filamento magnético no hemisfério norte do Sol entrou em erupção. O Observatório Dinâmico Solar da NASA (SDO) capturou o flash ultravioleta e a labareda subjacente que foi projetada a mais de 800 Km/h foi capturada pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO).

Crédito: NASA

Segundo informações do portal spaceweather.com, a maior parte da nuvem carregada de partículas, parece que vai cruzar mais ao norte da Terra. No entanto, é possível que ocorra um impacto mais forte, como mostra a EMC no modelo em animação preparado por analistas do Centro Goddard de Vôo Espacial. Caçadores e observadores de auroras de alta latitude devem ficar atentos no céu em 12 de fevereiro, quando a EMC atingir ou cruzar a Terra.


Veja o modelo em animação AQUI 
Créditos: Spaceweather.com


Comentário do Autor

Apesar de ser uma explosão de classe moderada, nossa estrela parece mostrar um princípio de agitação de sua fase de Máximo Solar, tamanha a região de atividade e extensão dos filamentos de plasma e movimentação magnética na corona solar ou superfície. Continuaremos acompanhando a atividade e sempre que possível informando aos leitores as condições reais da atividade de nossa estrela.

Fiquem bem

Agradecimentos especiais a equipe do Spacewether.com que nos mantém sempre bem informados. 

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©




Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...