segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Fogo Caindo do Céu

 Imagem extraída do vídeo/crédito: Youtube - Porjai Jaturongkhakun
Edição: Gério Ganimedes


Por Gério Ganimedes

Prenúncio de um evento de proporções globais? A Terra, nas últimas semanas, tem sido atingida por bólidos incandescentes de diversos tamanhos, alguns têm sido registrados, outros apenas relatados, mas o que preocupa é a crescente estatística da queda dessas rochas espaciais. A prova de que os resíduos, são pedaços de corpos celestes e não lixo espacial, fica por conta dos fragmentos destas "rochas espaciais", resultado das explosões dos meteoros pelo superaquecimento na entrada em nossa atmosfera.  Estaríamos atravessando uma esteira de detritos deixada por algum cometa conhecido, ou estamos sendo alvo de fragmentos que acompanham algum corpo celeste muito maior e que se aproxima? Mesmo que estejamos numa zona de conforto do sistema solar, de certa forma protegidos pela incomensurável força gravitacional de nossa estrela, estamos sujeitos a sermos atingidos por asteroides e outros corpos celestes que vagam pelo universo.

Ilustração - Visão hipotética do autor

Chelyabinsk na Rússia em 15 de fevereiro de 2013

O NEO (Near-Earth Object) ou Objetos Próximos da Terra é um projeto que visa localizar e identificar objetos que estejam nos arredores de nosso planeta e tenham risco potencial, ou seja, tamanho e órbitas que possam colocar em risco a vida na Terra, no entanto este programa ainda tem muitas brechas, e já deixou escapar pedras espaciais de risco potencial, que não foram identificadas a tempo de serem anunciadas, e que causaram danos matérias e feridos, como aconteceu na região de Chelyabinsk na Rússia em 15 de fevereiro de 2013, conforme publicamos aqui no PQA. Agora mais uma onda de rochas espaciais está se precipitando em nossa atmosfera.

Imagem extraída do vídeo - Edição: Gério Ganimedes
Veja os vídeos nos links mais abaixo
Uma bola de fogo gigante explodiu no céu da Turquia em 2 de setembro de 2015 assustando moradores da região da Anatólia. Além da forte explosão, o fenômeno foi seguido por uma “chuva de detritos” da desintegração do objeto que adentrou nossa atmosfera. Uma forte luz azul iluminou o céu noturno da cidade de Bingol na Turquia. O fenômeno aconteceu as 23h06m hora local e segundo moradores os telhados das casas ficaram cheios de pequenas pedras negras. Um dos habitantes de Bingol disse: “Choveu meteoritos em Bingol”!

“Choveu meteoritos em Bingol”!

Fonte da notícia/crédito: Strangesounds.org

Imagem extraída do vídeo
Crédito: Youtube - Porjai Jaturongkhakun

No dia 07 de setembro de 2015, outra bola de fogo foi registrada, desta vez cortando os céus da capital Bangkok na Tailândia durante o dia. Percebe-se a dimensão do objeto, através da alta intensidade de luz emitida no céu claro. O bólido ardente foi capturado pela câmera de vídeo acoplada no veículo de um morador local as 8h41m (hora local) quando ele se dirigia para o trabalho. 


Fonte/crédito: Youtube - Porjai Jaturongkhakun

Sabe-se que este tipo de fenômeno astronômico acontece desde as épocas mais remotas da história da Terra, isso não é novidade, e que vindo a colaborar atualmente, temos a internet e as redes sociais como aliados para nos ajudar a ver os registros das testemunhas, no entanto, as estatísticas que controlam este tipo de incidentes mostram que eventos deste tipo são cíclicos e o ciclo atual parece mostrar grande atividade. Chuvas de “estrelas cadentes” é um fenômeno natural que atinge a Terra, porém quando o ataque cósmico é composto por “grandes pedras espaciais”, podemos estar diante de um agente astronômico incomum, causador deste “rebuliço no céu”.  

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

AVISO AOS LEITORES

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...