domingo, 30 de setembro de 2012

2013 - Cometa Ison Visível Sem Ajuda de Instrumentos

Hale-Bopp - Alaska

Por Gério Ganimedes


Um cometa com brilho 15 vezes mais intenso do que a lua vai atravessar os céus de nosso planeta em 2013. Assim como o cometa Hale-Bopp cruzou os céus do Alaska (foto acima), para o ano de 2013 está previsto um espetáculo ainda mais grandioso no nível de eventos astronômicos, permanecendo visível sem ajuda de instrumentos ópticos, por semanas no firmamento.

A observação destes corpos celestes é uma das visões mais espetaculares que um ser humano pode esperar para ver e no próximo ano um cometa, que pode ofuscar a lua, está previsto passar perto da Terra. O cometa ISON está visitando o interior do sistema solar e promete uma visão espetacular para observadores do Hemisfério Norte, durante o período de novembro e dezembro, quando ele estará se dirigindo para o Sol. Ele poderá vir a ser mais brilhante do que qualquer cometa do século passado, visível até mesmo em plena luz do dia e esta pode ser sua única viagem ao sistema solar, pois sua trajetória ao que tudo indica, pode acabar num mergulho ardente direto para a superfície de nossa estrela.

Atualmente ele está se movendo dentro do sistema solar, além de Júpiter, e como ele se aproxima da Terra, sua constituição gelada poderá produzir uma exibição deslumbrante, gerando luz muito mais brilhante do que a lua e, potencialmente, será visível em plena luz do dia.


O cometa que foi descoberto por astrônomos usando o telescópio óptico da Rede Científica Internacional na Rússia, vai passar fechado a uma distância aproximada de dois milhões de milhas da superfície do sol.  Ele está em uma órbita parabólica, o que significa que provavelmente, se originou a partir das áreas exteriores do sistema solar, talvez a partir da nuvem de Oort - uma massa de detritos gelados que fica 50.000 vezes mais longe do Sol do que nosso planeta está.  O cometa começará apresentar seu brilho uma vez que estará dentro da órbita de Júpiter, assim com o calor do sol, começará a ferver o gelo aprisionado em sua estrutura, sublimando, ou seja, transformando gelo em gás.


Fonte: Daily Mail – UK
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Vai começar tudo de novo... Mais um Elenin, naves, clusters ...

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


4 comentários:

  1. Você disse hemisfério Norte?????????????
    Não veremos ele aqui???? ( como sempre)????
    Afffffffff
    beijos

    ResponderExcluir
  2. http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Asteroide_recem-descoberto_faz_rasante_na_Terra_neste_domingo&posic=dat_20121006-081207.inc

    ResponderExcluir
  3. Em 6 de Outubro graças a deus nada aconteceu, não é mesmo????

    ResponderExcluir
  4. Alô Gério! O Projeto volta ou não volta? Já perdi a conta de quantas vezes acessei o PQA em busca de atualizações.

    Abc,

    Jean Milieri

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...