segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Russos Buscam Vida em Ganimedes - Lua de Júpiter


Lua de Júpiter - Ganímedes / Wikipédia - NASA

 


Por Gério Ganimedes


De acordo com o portal Voz da Rússia na década de 2020 a Rússia planeja enviar uma sonda para o satélite natural de Júpiter, Ganimedes, para encontrar sinais de vida lá, assim diz a apresentação do Instituto Central de Pesquisa de Engenharia Mecânica, divulgada no Salão Internacional Aeroespacial em Moscou. Para realizar o projeto, a Rússia pretende envolver a Agência Espacial Européia, que em 2022 deve enviar para Ganimedes um dispositivo orbital próprio. Um ano depois, para o satélite de Júpiter será lançada uma sonda de pouso russa. Ela chegará a seu destino apenas no oitavo ano de vôo. Em 2023 partirá um novo aparelho para pousar em Ganimedes, satélite de Júpiter, com objetivo de procurar indícios de vida.

Vinculados ao Tsiniimash (Instituto de Pesquisa Central de Construção de Máquinas) filiada da Roskosmos, estes dois projetos estão na prancheta do Congresso Internacional Aeroespacial que encerra suas atividades na próxima sexta-feira, na cidade de Moscou, cujo principal objetivo é o programa de estratégia para desenvolvimento do programa espacial até 2030, entregue ao governo russo pela Roskosmos.


Ligando Ganimedes ao Apophis


Juntamente com o projeto de busca de vida, na “nossa” já conhecida lua de Júpiter, cientistas russos, após a descoberta do Asteróide Apophis, há oito anos, onde cálculos demonstraram que ele pode colidir com a Terra em 2029 com uma probabilidade de 1:37, e mesmo depois de ter sido verificado que não haveria catástrofe, o asteróide pode entrar num chamado “funil” gravitacional com apenas centenas metros de largura, então irá colidir na aproximação seguinte em 2036. A probabilidade de acertar é de quatro para um milhão. Quando o Apophis se dirigir para o “funil”, um “trator gravitacional” bastará desviá-lo ligeiramente para reduzir a hipótese de colisão para zero. A idéia de um “trator” desses é conhecida, disse o membro-correspondente da Academia Russa de Cosmonáutica Yuri Karash.

“Será um corpo que irá girar à volta do asteróide e interferir com o seu movimento. Se o asteróide for descoberto muito antes de ele se aproximar da Terra a uma distância perigosa, enviando-lhe o “trator” poder-se-á gradualmente desviá-lo da trajetória perigosa”.

Para o astrofísico do Instituto Astronômico Sternberg da Universidade estatal de Moscou Vladimir Surdin as preocupações causadas pelo Apophis fazem sentido.

“Os cálculos demonstram o lado que a Terra terá virada para o asteroide em 2036, quando ele passar junto a nós. Infelizmente, será o lado da Rússia, ou melhor, da Eurásia. O local provável da colisão passa pelo território russo. Sem cálculos precisos, ainda não se pode dizer se ele passará ao lado”.

Ao contrário do envio do “trator”, o vôo do aparelho russo para o sistema de Júpiter já estava planejado há muito. Tratava-se do seu satélite Europa que tem a fervilhar debaixo da superfície um caldo de minerais em água que, teoricamente, podia sustentar algumas formas de vida. O perito em cosmonáutica Igor Lisov explica a razão da escolha final de Ganimedes.

“Se verificou que não existe equipamento eletrônico resistente à radiação que pudesse trabalhar na superfície de Europa. Tivemos de recuar um pouco de Júpiter para um satélite mais distante, mas igualmente interessante, e pensar em como estudá-lo.”

De acordo com Igor Lisov, a apresentação do TSNIIMASH é um reflexo da busca por algum objetivo global para depois de 2020, quando a EEI for retirada de órbita e afundada no oceano. Talvez faça realmente sentido começarmos a ocupar-nos dos asteróides dentro das intenções dos americanos que querem pousar num deles até 2025, diz o perito. Também não é obrigatório que a apresentação do Instituto e os planos da Roskosmos sejam a mesma coisa.


Adaptação: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana 


Comentário do Autor

Bem, eu não chamaria de indícios de vida. Eu já diria algo mais consistente. Busca de vida, sob a superfície gelada de Ganimedes, e não só apenas vida, mas vida inteligente. Não é segredo, para ninguém, que já foram detectados sinais estranhos, irreconhecíveis e sem chances de decodificá-los (isso foi o que disseram na ocasião), com origem nas mesmas coordenadas de Júpiter e de Ganimedes, além do que, parecem insistentes e de alerta as mensagens que há anos recebo de “seres” que se identificam como habitantes do mesmo lugar. Então, me vêm à mente as seguintes perguntas:

Porque justamente agora os russos estão tão interessados em Ganimedes? Terão eles, captado estes sinais misteriosos de lá e estão em busca da estação geradora ou é apenas mais uma daquelas coincidências inexplicáveis? Teriam eles captado as mensagens de alerta emitidas pelos "habitantes" de Ganimedes? 

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

5 comentários:

  1. Então é dai que vem 'Gerio Ganimedes', pensei que era sobrenome, LOL.Não acho que existe algo la assim, acredito que existe algo assim na 'lua' ou em marte...

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu acho "estranho"?

    É que eles sempre sabem onde procurar. kkkk

    Não tenho dúvidas que de alguma forma "interceptaram" as mensagens, ou quem sabe até receberam-nas "pessoalmente".

    Acho que sabem muitas outras coisas, é claro.
    Não há (não vejo) justificativas para tanto alarde por conta de vários países.
    Vejo que uma vez identificado o tal Aphophis, deveríam unir recursos, tecnologia e conhecimento para tentar desviá-lo, mas agem como se cada um morasse em planetas diferentes. Alô? Se essa coisa colidir com o Planeta, o Planeta inteiro sofrerá consequências, não apenas a Rússia.

    Porém na verdade, acredito que isso seja apenas uma justificativa para alguma outra coisa, não por fazer conspiração, mas por estar quase que na cara de todos. China, Índia, Coréia, EUA... tem algo a mais nisso tudo, ah têm.

    Aproveito para lhe parabenizar, Gério. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. é? vc recebe mensagens de lá?
    é via email?

    ResponderExcluir
  4. Gerio Ganimedes,eu vi um video onde eles mostram Ganimedes visto de cima é claro,mais da para ver claramente uma cidade lá,onde mostra inclusive umas subidas alguns complexo geométricos,eu estava procurando algumas informações sobre cidades em Marte,sei que se formos pela lógica não deveria ter vida lá devido ao frio e algo mais,mais o ser humano exquece que vida não necessariamente tenha sido formado lá e sim poderia ter vindo de outros mundos e construído bases tanto no lado oculto da Lua quanto em túneis marcianos,esta vida extraterrestre poderia estar cientificamente milhares de anos a frente da tecnologia terrestre,seria como nós na idade da Roma antiga,hoje somos dotados de tecnologia que os Romanos nos acharíamos deuses,não quero aqui dizer que Deus não existe não é isso,acho que Deus existe sim,mais isso não impede que Ele criou nós e outras civilizações deixou para que descobríssemos a verdade e temos que buscar esta verdade mesmo que governos não querem nos mostrar o que existe de fato.Acho que existe vida Extraterrestre na Lua em Marte e possivelmente em Ganimedes.Só o tempo dirá quem está certo.

    ResponderExcluir
  5. Mais um opinião,não consigo entender sempre que vejo algum documentário sobre Marte,vejo como os cientistas são céticos em relação a vida,querem sempre mostrar pelo lado científico da coisa,vou exemplificar o que quero dizer,a 100 anos atrás o homem não conseguiria explorar o fundo do mar,isso foi conseguido com tecnologia dos submarinos,hoje com um submarino nuclear ele pode ficar submerso por vários anos,uma civilização com tecnologia de 1000 anos a nossa frente poderia viver até em Vênus,onde nossas máquinas seriam esmagadas pela força gravitacional e pelo calor de 400 graus,uma civilização também poderia viver até mesmo na Terra,sem serem detectados,como camuflagem,ou até mesmo invisibilidade,eles poderiam viver no fundo dos Mares ou até mesmo em Marte.E se esses seres vivessem em Marte,e as nossas naves que aterrizarem em Marte tivessem todos os seus dados alterados de forma que a NASA ou ESA não conseguissem resultados satisfatórios de vida lá,muita coisa extranha aconteceu nesta exploração a Marte,só que estes seres pensaram se continuassem sabotando nossas Naves exploratórias indicaria que existia algo lá.Então eles passaram a facilitar as coisas,em vez de sabotarem eles alterariam os dados e imagens,seria fassílimo pora uma civilização tecnologicamente superior a nossa,alterar nossos dados sem que soubéssemos.Em Marte eles já acharam de gases ou feito por algum organismo vivo ou por atividade vulcânica (Quase impossível) ou por Tecnologia,Existe um video chamado Marte a Nova evidência que fala nisso.Agora eu fiquei 3 meses todos os dias eu ligava o google Earth,consegui achar evidências de 5 cidades em distintas regiôes marcianas,uma delas chamada de Hellas,onde tem milhares de galpões túneis e casas em cima de penhascos,fiquei pasmo quando vi aquilo,nada indica que é natural,fora que achei umas 30 pirâmides gigantescas.Quem tiver na dúvida é só ir no google Earth que verá.Quando pensei que tinha visto tudo,tive uma pasciência e consegui achar tres muralhas enormes e perto delas facilmente visivel umas 3 cidades,percebi por estradas interligadas e locais como se fosse indústrias,depois em outra região onde se via numa geleira, grandes quantidades de figuras geomêtricas indicando cidades e industrias,em todas regiões fui em situações onde a qualidade era de definição que não deixava a quadriculação.No mais quem duvidar, pode ir lá e divirtam-se.Agora não quer dizer que estão vivos,aí é outra história.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...