quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sol – As Misteriosas Forças Que Regem Nossa Estrela



Novas imagens deslumbrantes do Sol revelam
 a violência de uma tempestade solar e as auroras boreais criadas na Terra.


Por Gério Ganimedes


Em 31 de agosto de 2012, uma forte Ejeção de Massa Coronal (EMC) mostrada em quatro diferentes comprimentos de onda ultravioleta, não causou nenhuma interrupção eletromagnética na Terra, entretanto criou magníficas auroras boreais na noite de segunda-feira (3) de setembro.



A Nasa divulgou hoje um vídeo (gravado entre 6 até 8 de agosto) impressionante mostrando um “chicote” solar de mais de 800 mil quilômetros serpentando por muito tempo sobre a superfície do sol e o impacto na Terra em belas imagens das auroras boreais. O "chicote" é um filamento de nuvens mais frias do material solar que fica amarrado acima da superfície do sol por forças magnéticas instáveis. Nasa diz que a imagem é um exemplo clássico de uma proeminência solar, também conhecido como um filamento, quando visto contra o disco solar. 



Capturado pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA (SDO), as imagens mostram em detalhes sem precedentes um longo filamento, ou “chicote de plasma” que se estende por mais de 800 mil quilômetros, num longo arco, acima da superfície do sol.


A ejeção de massa coronal, ou EMC, viajou a mais de 1.450 Km/s.

A EMC não viajou diretamente para a Terra, mas ao se conectar com o ambiente magnético da Terra, ou magnetosfera, através de um forte golpe, fez com que belas auroras aparecessem na noite de segunda-feira (3). 

O centro de clima espacial (NOAA) em sua previsão alertou que uma nuvem de radiação gerada pela erupção atingiria a Terra hoje.  A nuvem de radiação irá criar uma ligeira à moderada tempestade geomagnética, criando belas “luzes do norte” em várias partes da América do Norte.



Estas proeminências solares ficam ancoradas a superfície do Sol na fotosfera, e se estendem para fora na atmosfera quente e exterior do Sol, chamada de corona solar. A proeminência se forma sobre escalas de tempo de cerca de um dia, e com alguns destaques, quando estáveis, ​​podem persistir na corona por vários meses, com contornos de centenas de milhares de quilômetros no espaço.  No entanto, os cientistas ainda estão pesquisando como e por que estas proeminências são formadas. O material vermelho-brilhante em círculo é formado de plasma, um gás quente composto de hidrogênio e hélio eletricamente carregado. A proeminência de plasma flui ao longo de uma estrutura emaranhada e retorcida de campos magnéticos gerados pelo dínamo interno do sol. Uma erupção ocorre quando essa estrutura torna-se instável e explode para fora, liberando o plasma em direção ao espaço.


Fonte: Daily Mail UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Fotos/Crédito: NASA
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Gosto muito de ligar paralelos, e o que me veio à mente, foram que estes filamentos, constituídos basicamente de hidrogênio e hélio aquecido e eletricamente carregado, se parecem muito com as lâmpadas néon dos painéis antigos de publicidade. O vidro da lâmpada néon seria comparado ao limitador, como os campos magnéticos solares, o gás néon colorido no interior do tubo seria o hélio aquecido, e os eletrodos da lâmpada, seriam como o dínamo solar que carrega eletricamente o gás no interior do tubo.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

5 comentários:

  1. Tudo bem Gério? Gostaria de saber sobre suas observações a respeito do astro que acompanhava e que constantemente postava em seu blog...o que aconteceu com ele?! Sabe, andei refletindo sobre a mancha triangular do Sol em 13/03 deste ano. Partindo do princípio que aquilo foi um portal e que a Terra está a 150000000km do astro rei, uma nave pode sim estar vindo em direção ao planeta, afinal o "portal" serve exatamente como instrumento da impossibilidade de viagens muito velozes (se fosse possível viajar além da velocidade da luz não seria necessário portais)...tem visto alguma anormalidade nos ceus ultimamente?! Não sei se é possível vê-los no modo convencional, mas acredito que eles estão vindo...

    ResponderExcluir
  2. Gerio, nao se esqueça que o dia 06/10/ 2012 esta chegando. Sera que vai acontecer a msg que vc recebeu??

    ResponderExcluir
  3. Olá Gério! Por onde anda você, meu irmão? Esse silencio significa o que? Dê noticias.

    ResponderExcluir
  4. Constato tristemente um verdadeiro apagão na quase totalidade dos blogs que nasceram com o objetivo de passar informações sobre os questionamentos mais profundos da raça humana.
    Esse ano particularmente vem sendo revestido de muitas especulações. Coisas que mereceriam uma reflexão séria, foram tratadas com uma superficialidade abominável. O projeto Quartzo Azul, em muitos momentos apresentou grande maturidade em suas discussões mas infelizmente nosso amigo Gério foi sucumbindo aos ataques (gratuitos) que sofria. Embora houvessem apelos para que os mesmos fossem ignorados, volta e meia podia-se constatar a dedicação de espaço precioso no blog para defesas e ataques. Vago pela internet em busca de informações para coisas que 99% dos seres humanos, convenientemente são mantidos na ignorância.
    O tema 2012 foi ridicularizado e hoje a maioria tem vergonha de assumir que o tema lhe desperta interesse ou até mesmo simples curiosidade. Venho coletando informações sobre as inquietudes humanas relacionadas ao futuro e os supostos acontecimentos de 2012 são apenas mais um assunto para leitura e análise.
    Vejo perguntas lançadas em vários blogs e sendo ignoradas por seus mantenedores.
    Os crop circles ( ah os inquietantes crop circles ) pipocaram como nunca nos últimos meses e quase nem foram citados em textos. Quem os conhece e sabe de suas dimensões, complexidade geométrica e matemática e das condições em que são feitos e encontrados, sabe também que muitos deles não podem ser explicados pela tecnologia humana de execução. Alguém com conhecimentos de matemática avançada poderia certamente desenvolvê-los no papel ou em algum programa de computador. Fazê-los nos campos, durante a noite ou madrugada e sem nunca terem sido pegos ou deixado vestígios ainda é impossível ao homem. Ainda assim o assunto é desprezado pela mídia. Os olhos se voltam para OVNIs e não percebem que podemos ter uma evidência física de vida ET na própria terra e através da investigação séria dos crop circles. Os mais recentes apontam agora para 22/09/2012 como sendo uma data catastrófica e sem precedentes para a humanidade. A interpretação da mensagem codificada em um deles foi feita por duas cientistas russas que são especialistas. Onde vi isso? Certamente não foi nos blogs dos mensageiros brasileiros. Estes, parecem que já não acreditam mais naquilo que defenderam durante muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que esta movimentação toda associada com a nossa grande vontade que realmente aconteça algo com a nossa insignificancia, perante a este mundinho que chamamos Terra, só nos leva a nossa propria frustração e chega a ser cansativo le , entender e nunca acontece nada...

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...