terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mancha Solar AR 1598 Produziu Explosão Solar de Classe X






Por Gério Ganimedes


A poderosa mancha solar AR 1598 entrou novamente em erupção, e no dia 23 de outubro de 2012 as (03h22m UT) quando então, satélites de observação solar em órbita da Terra detectaram um surto forte de Classe X1. O Observatório Dinâmico Solar (SDO) da NASA gravou o flash extremo de radiação ultravioleta (foto acima). A radiação gerada pelo alargamento criou ondas de ionização na atmosfera superior da Ásia e da Austrália onde poderão ocorrer apagões de sinais de rádio HF, possivelmente em altas latitudes. No entanto, a explosão não produziu uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) significativa, o que leva a concluir que não deverão ocorrer formação de auroras.





Este é o quarto alargamento significativo do grupo de manchas AR 1598 desde que o mesmo surgiu sobre o disco sudeste do sol há apenas dois dias. Isso significa que mais erupções, provavelmente ocorrerão durante seu passeio sobre o disco solar, estando esta mancha, nos próximos dias, dirigida diretamente para Terra.


Fonte do boletim: Spaceweather.com
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

9 comentários:

  1. Olá Gério!
    O sol infelizmente ainda nos dará muito trabalho. É melhor irmos nos preparando para dias longos e sombrios. É o pico do caos se aproximando, pico porque já estamos vivendo em ritmo de caos, só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser provocado por aqueles objetos disparando raios flagrados perto do sol. Quem sabe não são testes feitos pela elite para o grande cataclisma que eles querem provocar e se esconder sob o aeroporto de Denver e a montanha Chayene, mostrado por Jesse Ventura.

    ResponderExcluir
  4. Ok hoje é dia 31/10 e o dia 23/10 ficou para trás com mancha solar e todo o resto. Um número gigantesco de outros eventos espaciais aconteceram também. Mas e daí? Não entendo o destaque para o epsódio se não se pode estabelecer relação com algo comprovado ou comprovável.
    Eu também poderia dizer que a explosão solar que aconteceu em 1900 e lá vai bolinha seria o aviso de que em algum momento no futuro desencadearia uma tsunami. Como sou bom em prever coisas hein?

    ResponderExcluir
  5. Delete as mensagens pois eu também faria isso. Todavia iria me preocupar em publicar coisas significativas e interessantes. Dizer que o Sol gera CMEs é o mesmo que dizer que o dia tem 24 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog é meu, publico o que acho interessante! Se você acha que este tipo de postagem não tem importância, não leia ou tenha inteligência e capacidade para criar um blog para publicar o que você acha interessante. Para manter um blog é necessário administrar, pesquisar, estudar, traduzir e ter que, além de tudo, aguentar comentários de leitores como você.

      Excluir
  6. O PQA vai sair do ar? Me contaram e gostaria de saber a veracidade desta informação.

    Desde já agradeço.

    Jean Milieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PQA não vai sair do ar Jean. Apenas mudei de estado SP (antes Rio Grande do Sul) e estou me adaptando as mudanças. O PQA continuará com as pesquisas e postagens e em breve tudo voltará a normalidade. Abraços e obrigado.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...