domingo, 29 de dezembro de 2013

Criptozoologia e Ufologia – Duas Pseudociências que Interagem Misteriosamente




Por Gério Ganimedes
  
Criptozoologia é o estudo de espécies de animais lendários, mitológicos, hipotéticos ou avistados por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. No entanto assim com a ufologia é considerada pelas colunas acadêmicas como uma pseudociência.


Vasculhando antigos registros de jornais sensacionalistas e sites que tratam deste assunto encontramos uma espécie de cordão umbilical unindo a ufologia a estes seres bizarros narrados por testemunhas que juram terem visto criaturas horrendas e que não parecem fazer parte de nosso mundo.  Quase sempre as criaturas são descritas como uma mistura de elementos de outras espécies comuns em nosso planeta. As formas híbridas narradas misturam felinos com répteis, roedores com anfíbios, répteis com mamíferos voadores, humanos com peixe e outras combinações que apresentam penas, escamas, espinhos, asas e chifres.



De onde vêm estas criações ou criaturas? São reais ou frutos da imaginação de suas testemunhas sob condições de estresse ou medo extremo? Penso que muitas realmente são imagens e histórias criadas, no entanto outras já tiveram suas aparições registradas em foto ou vídeo. A ideia desta postagem, não é se aprofundar nas criaturas, mas sim “levantar a lebre” de que talvez estes seres bizarros, assim como o temido "chupacabras", possam ser seres extraterrestres que aqui foram deixados por nossos visitantes de outros mundos. E ainda vou mais além, pode tratar-se de experimentos genéticos alienígenas ou simplesmente animais de estimação extraterrestres que foram deixados para trás.



Recentemente, aconteceu um caso estranho na Praia Grande, litoral de S.Paulo, quando duas testemunhas (Ana e Betty Quáquio) disseram ter avistado, à noite, no pátio de sua casa, um gato muito grande, com a "cabeça grande" e com características de um réptil (segundo elas uma iguana) com "pontas" nas costas, arrastando-se pela parede da casa e que logo a seguir desapareceu na escuridão da noite. Há algum tempo atrás estas histórias bizarras aconteciam apenas em regiões rurais, campos e florestas, entretanto agora com a redução de áreas selvagens, estas estranhas criaturas parecem já estar chegando as grandes cidades. Raramente estamos preparados com uma câmera fotográfica em mãos para podermos registrar tais aparições, mas às vezes conhecer a fonte ou testemunha do fato já é o suficiente para percebermos que muita coisa estranha nos espreita e que já está mais do que claro que criaturas como o "chupacabras" existe e a qualquer momento pode estar numa noite quente de verão, passeando pelo jardim de sua casa de campo, praia e até mesmo na cidade.

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...