domingo, 29 de dezembro de 2013

Caldeirão Solar



Por Gério Ganimedes


O cenário solar demonstra que nossa estrela entrou num ritmo de atividade crescente e que numa explosão quase que em cadeia, uniu as manchas solares que estão diretamente voltadas para a Terra numa explosão de Classe M (M Class Flare). 


Curiosamente as manchas AR1938, 1937, 1936, 1935 e 1934 parecem terem se unido numa grande reação, liberando grande quantidade de plasma para o espaço.  Este tipo reação na corona solar demonstra que apesar de silencioso o Sol mostra características do ciclo de Máximo Solar que atravessa no ano de 2013. Diante deste quadro de atividade e manifestações das manchas em alta atividade é possível que tenhamos explosões de Classe X para as próximas 24 horas. Estão aumentadas as chances de atividade explosiva nas manchas solares AR1934 e AR1936 que tem crescido significativamente nas últimas 24 horas, cada aumento atinge mais que o dobro da área de dezenas de novos núcleos escuros das manchas normais, ou seja, chega a atingir um núcleo igual a duas manchas agrupadas e isto na escala solar é algo incomensurável.


Texto e análise: Gério Ganimedes
Fonte: spaceweather.com
Colaboração: Rosana Ganimedes


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Criptozoologia e Ufologia – Duas Pseudociências que Interagem Misteriosamente




Por Gério Ganimedes
  
Criptozoologia é o estudo de espécies de animais lendários, mitológicos, hipotéticos ou avistados por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. No entanto assim com a ufologia é considerada pelas colunas acadêmicas como uma pseudociência.


Vasculhando antigos registros de jornais sensacionalistas e sites que tratam deste assunto encontramos uma espécie de cordão umbilical unindo a ufologia a estes seres bizarros narrados por testemunhas que juram terem visto criaturas horrendas e que não parecem fazer parte de nosso mundo.  Quase sempre as criaturas são descritas como uma mistura de elementos de outras espécies comuns em nosso planeta. As formas híbridas narradas misturam felinos com répteis, roedores com anfíbios, répteis com mamíferos voadores, humanos com peixe e outras combinações que apresentam penas, escamas, espinhos, asas e chifres.



De onde vêm estas criações ou criaturas? São reais ou frutos da imaginação de suas testemunhas sob condições de estresse ou medo extremo? Penso que muitas realmente são imagens e histórias criadas, no entanto outras já tiveram suas aparições registradas em foto ou vídeo. A ideia desta postagem, não é se aprofundar nas criaturas, mas sim “levantar a lebre” de que talvez estes seres bizarros, assim como o temido "chupacabras", possam ser seres extraterrestres que aqui foram deixados por nossos visitantes de outros mundos. E ainda vou mais além, pode tratar-se de experimentos genéticos alienígenas ou simplesmente animais de estimação extraterrestres que foram deixados para trás.



Recentemente, aconteceu um caso estranho na Praia Grande, litoral de S.Paulo, quando duas testemunhas (Ana e Betty Quáquio) disseram ter avistado, à noite, no pátio de sua casa, um gato muito grande, com a "cabeça grande" e com características de um réptil (segundo elas uma iguana) com "pontas" nas costas, arrastando-se pela parede da casa e que logo a seguir desapareceu na escuridão da noite. Há algum tempo atrás estas histórias bizarras aconteciam apenas em regiões rurais, campos e florestas, entretanto agora com a redução de áreas selvagens, estas estranhas criaturas parecem já estar chegando as grandes cidades. Raramente estamos preparados com uma câmera fotográfica em mãos para podermos registrar tais aparições, mas às vezes conhecer a fonte ou testemunha do fato já é o suficiente para percebermos que muita coisa estranha nos espreita e que já está mais do que claro que criaturas como o "chupacabras" existe e a qualquer momento pode estar numa noite quente de verão, passeando pelo jardim de sua casa de campo, praia e até mesmo na cidade.

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Destino do Cometa ISON



Por Gério Ganimedes


De acordo com o último boletim informativo do CIOC da NASA, apesar da promessa contida nos relatórios anteriores emitidos, sobre a grande probabilidade de espetáculo no céu, o cometa ISON começou a sublimar significativamente nas horas imediatamente anteriores ao periélio (ponto de maior aproximação com o sol). Antes de passar pelo disco (imagem acima), ocultando-se no centro do campo da vista da LASCO C2, não havia mais um núcleo sólido discernível, no entanto a cauda permaneceu bastante ampla e densa em comparação com outros cometas rasantes que já foram testemunhamos neste mesmo campo de visão. Neste ponto de passagem o “iceberg espacial” mostrou sua resistência ao ser atingido por uma forte EMC ou CME (inglês) Ejeção de Massa Coronal que o atingiu na aproximação com nossa estrela. Cometas por serem constituídos de rocha e gelo ao aproximarem-se de fontes de calor sublimam, ou seja, passam diretamente do estado sólido para o gasoso.


Durante o periélio, houve detecções positivas do cometa que foram feitas pelo (Proba-2) o instrumento de precisão do ESA e também do SDO (Observatório Dinâmico Solar) da NASA.  Métodos de processamento de imagens mais complexas puderam produzir uma assinatura do cometa convertido em gráfico (imagem acima).  Após o periélio uma trilha empoeirada apareceu nas imagens da LASCO C2 e nas aproximadamente 24 horas seguintes a cauda ficou muito tênue, difusa e “empoeirada”. A cauda assumiu uma forma de “leque ou asa de borboleta”, contendo uma visível condensação central, que “pode” ainda conter um pequeno núcleo remanescente, ou simplesmente um "monte de pedras" (estas sim preocupam futuramente). No momento da “escrita” (rastro), prefiro dizer assinatura, o resto do cometa ISON ficou muito fraco e difuso. Uma nuvem sem de gases sem condensação central. Uma estimativa aproximada da magnitude visual é de cerca de [7,5], mas este é o valor obtido "a olho técnico", pois como não existe condensação central fica quase impossível fazer uma abertura para fotometria astronômica. O resultado desta análise de imagens a meu ver, torna-se conclusivo e todos os dados conduzem a um quadro astronômico de destruição catastrófica iminente do cometa ISON perto do periélio, mas ainda deve sobrar muito gelo para o uísque de todos os astrônomos envolvidos nestas observações e muita pedra para uma futura chuva de meteoros, quando a Terra cruzar o rastro fantasmagórico deixado pelo cometa.



Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Fonte: INOVE, NASA (CIOC) e Havard (International Comet Quartely)
Colaboração: Rosana Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

domingo, 1 de dezembro de 2013

Os Extraterrestres da Madrugada - Hora de Despertar

Intruders - 1992

Por Gério Ganimedes


... Quem nos observa enquanto dormimos?


Ela é chamada por muitos místicos de “a hora do demônio”, no entanto como pesquisador de ufologia e assim vendo o assunto por outro ângulo, prefiro chamar de “pré-abdução”. A terceira hora da madrugada tornou-se há algum tempo para mim matéria prima de estudo, para tentar compreender o que acontece de tão especial neste segmento temporal onde muitos de nós acordamos no meio da noite sem saber qual a razão de nosso despertar. O que acontece neste estranho despertar? Qual o motivo? Acordar subitamente no meio da noite, sem ao menos lembrar que tivemos um pesadelo e apenas com a estranha sensação de estarmos sendo observados pode ter uma explicação muito além das fronteiras da psicologia e psiquiatria. O braço da ciência que estuda o sono encontra sempre uma explicação racional para estes tipos de acontecimentos, contudo acredito que existem outros fatores que ocasionam esta reação noturna.   

Este evento, que muitos não dão à mínima atenção, deixando passar apenas como um acontecimento noturno normal, pode ser causado por um sentido extra que nós humanos desenvolvemos. O sentido conhecido como Percepção Extra Sensorial ou PES e pode ser o agente responsável por este despertar inexplicável e que trás consigo uma seqüência de sensações estranhas e com certo padrão. Nosso cérebro durante o sono liga uma série de conexões neuroperceptivas que como numa reação em cadeia faz funcionar setores cerebrais que não utilizamos durante o dia, neste processamento de informações químicas e elétricas nosso córtex cerebral ativa sensores que passam a funcionar como radares sensíveis a toda e qualquer variação no ambiente que nos cerca. Assim qualquer modificação a nossa volta passa a ser tratada como uma ameaça ao nosso corpo.  Tratando o assunto pela ótica ufológica e avaliando os relatos de supostos abduzidos que relataram em suas experiências estes eventos de despertar súbito, na ocasião das abduções, pude concluir após inúmeros relatos que estive pesquisando, que o sistema nervoso somado a PES (Percepção Extra Sensorial) gera um pulso para despertar o corpo, após perceber uma ameaça ou presença. Um alarme é disparado alertando o corpo de um perigo iminente. Abduzidos relatam que antes de serem levados, ou submetidos a experiências boas ou ruins, tiveram esta agitação e despertar noturno e que a viveram nos períodos que antecederam a experiência, destacando que ao acordar tiveram a sensação de que estavam sendo observados. A pergunta que não me deixa dormir é: Porque então este evento preliminar acontece às três horas da manhã? Nas estatísticas de relatos, esta hora tornou-se um padrão numérico que chegou até nas vias da numerologia. O número chave como era de se esperar, veio da mística do número 6. Dividido entre o dia e a noite, teríamos o 2 como o número de períodos e dividindo-se o numeral místico 6 por 2 teremos como resultado 3 sendo esta a hora sinistra. Mas isto é apenas numerologia e misticismo, fugindo do foco ufológico. O que mais me intriga nestes eventos de despertar súbito noturno é justamente esta espécie de hora marcada e que por mais teorias que venham a colaborar para tentar explicar, ainda assim ficamos sem base científica.


Nas narrativas de pessoas que viveram esta experiência, foi dado ênfase para sintomas como: tremores, suador excessivo, susto e sensação de queda ou perda de equilíbrio. Voltar a dormir depois deste momento torna-se difícil e muitos levantam da cama para comer, beber, fumar, etc. Relatam sentirem-se estranhos e com a sensação de que estão sendo observados. Seria esta, uma pré-etapa de um evento de abdução? As estatísticas, com base em relatos de abduzidos, me levam a concluir que nem todos que despertam nesta hora foram ou são vítimas de abdução, mas todos que disseram ter sido abduzidos viveram repetidas vezes esta experiência semanas antes da abdução.

Continua...

Texto e pesquisa: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...