sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alta Atividade Solar Desencadeia Fortes Tempestades Geomagnéticas na Terra

Magnetômetros em ALTA


Por Gério Ganimedes


Nosso Sol parece ter acordado de seu sono de beleza, e têm demonstrado nos últimos três dias que acordou de mau humor. De acordo com as últimas informações da SOHO/NASA (Observatório Solar e Heliosférico da Agência Espacial Norte Americana) os níveis das explosões solares aumentaram, assim como a velocidade do vento solar.

As partes mais claras da fotografia são
as explosões solares

Para medir o nível de intensidade das tempestades solares é usado o índice KP Planetário. A cada três horas durante o dia, observatórios magnéticos ao redor do planeta medem as mudanças magnéticas de maior amplitude que os seus instrumentos registraram durante este intervalo. O valor médio dessas observações é utilizado para produzir um índice que diz aos cientistas o quanto alterado está o campo magnético da Terra numa escala de nove. Esta escala é chamada de escala KP. Quanto maior o índice, ou seja, maior do que sete mais ativo torna-se o campo magnético da Terra, devido a tempestades no Sol. Quando o índice fica no limite entre um e dois, mais tranqüilo fica o campo magnético. Algumas vezes, mudanças na atividade do Sol podem causar grandes mudanças no valor de KP, já em outras situações, valores altos de KP podem indicar reorganizações repentinas do campo magnético da Terra devido ao vento solar. Valores de KP maiores ou iguais a cinco indicam atividade geomagnética que sinaliza tempestade solar. O índice KP estimado é derivado no U.S. Air Force Space Forecast Center (Centro de Previsões Espaciais da Força Aérea Estadunidense) usando dados de magnetômetros no solo em diversas localidades: Meanook, Canadá; Sitka, Alaska; Glenlea, Canadá; Saint Johns, Canadá; Ottawa, Canadá; Newport, Washington; Fredericksburg, Virgínia; Boulder, Colorado; e Fresno, Califórnia. Estes dados foram disponibilizados através da cooperação entre o Geological Survey of Canada (GSC) e o US Geological Survey.


Velocidade do vento solar
23:31 horário de Brasília


Na escala KP números abaixo de cinco resultam em condições mais amenas de atividade da ionosfera, no entanto numerais acima deste valor já apresentam como conseqüência tempestades geomagnéticas mais intensas. Observe no gráfico da postagem que na escala KP foram atingidos valores acima de seis, neste caso a situação torna-se preocupante, pois podemos ter como resultado, fortes interferências nas comunicações, danos nos equipamentos eletrônicos e instabilidade nos serviços de fornecimento de energia elétrica.

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes
Fontes: SOHO/NASA e Spaceweather 


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Ola! Sou contatado e sobre este assunto percebo que o nivel emocional das pessoas variam como o índice kp. Particularmente quando percebo a cor laranja, paro faço uma prece pela humanidade e para mim e evito o caos. Primeira vez que escrevo aqui em breve volto. Pax!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...