quarta-feira, 28 de março de 2012

O Quanto Pode Durar Um Evento Cósmico ...

Nuvem Azul de detritos (gases e poeira estelar) capturada por telescópio
 espacial são os remanescentes da enorme explosão 
de uma supernova e a onda de choque que ainda 
vaga pelo espaço. Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes


"Somos poeira no mostrador do relógio do Big Ben em Londres, aguardando o chegar do ponteiro das horas ..."


Uma explosão, que aconteceu antes dos antigos egípcios construíram suas pirâmides, deixou uma nuvem brilhante de detritos que é hoje, três vezes o tamanho da lua cheia no céu. A onda de choque da explosão ainda está vagando pelo espaço, entretanto quando a explosão inicial aconteceu5.000 ou 8.000 anos atrás, foi visível a olho nu.

Hoje, o telescópio “Galaxy Evolution Explorer” da NASA capturou os escombros de uma enorme nuvem de gás incandescente, contendo gás e poeira aquecida pela onda de choque de uma supernova. O remanescente brilhante da nebulosa, na constelação de Cygnus (Cisne ou cruz do Norte) é tão grande, como três luas cheias no céu noturno. A nebulosa fica a apenas 1.500 anos-luz de distância, muito próximo em termos cósmicos e é um dos maiores remanescentes deste tipo de evento celestial, visível da Terra. O laço na constelação de Cygnus é dobrado num dos lados parecendo às asas de um cisne. Os filamentos de gás e pó, visíveis aqui nesta imagem, em luz ultravioleta, foram aquecidos pela onda de choque da supernova, que ainda se espalha ou se expande para fora, a partir da explosão original.


Comentário do Autor

“Quando falamos de eventos astronômicos ou do universo em geral, o tempo é sempre uma incógnita. Eventos celestiais quebram as regras do relógio terrestre e do espaço, podendo tornar o nascer e o morrer eternos”.

Gério Ganimedes

Fonte: Daily Mail – UK (Science)
Fonte da notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...