terça-feira, 12 de junho de 2012

Júpiter - O Gigante Cercado de Luas


 S/2010 J1 (circulada) e a S/2010 J2


Por Gério Ganimedes


Duas novas luas foram descobertas orbitando Júpiter, totalizando 67 satélites naturais no gigante do nosso sistema solar. Com apenas dois quilômetros de diâmetro, uma das luas pode ser o menor satélite conhecido de Júpiter. As duas luas distantes, a S/2010 J1 e a S/2010 J2, foram descobertas durante observações de rotina no rastreamento de satélites já conhecidos em setembro de 2010, sendo re-observadas mais recentemente. 


A descoberta das duas pequenas luas, não tem uma grande influência sobre a nossa compreensão do sistema solar, no entanto, demonstra o quanto ainda desconhecemos características e corpos celestes de nosso próprio sistema solar. O tamanho das novas luas foi estimado com base em seu brilho. A S/2010 J1 tem 3 km em diâmetro, enquanto S/2010 J1 é estimada em apenas 2 km de diâmetro. Acreditam os astrônomos que deve haver dezenas de satélites na ordem de 1 até 3 km de diâmetro.

Leia a notícia em inglês na fonte AQUI
Texto: Gério Ganimedes



Comentário do Autor 


Limites, barreiras espaciais, universos, sistemas e dimensões, qual a real proporção do cósmos que nos envolve? Qual o tamanho de nossos sentimentos e visões em relação ao palpável e ao imaginário? Até onde alcançamos com nossa imaginação e visão consciente? Será que necessitamos de intrumentos tecnológicos e artificiais para ver além das fronteiras da criação? Penso que nossa visão é apenas limitada pelo questionamento de nossa existência e um Deus criador. 

No momento em que expandirmos nosso espírito e consciência, tocaremos novos mundos, enxergaremos além de nossos horizontes, aprenderemos que nada tem fim, nada morre, tudo renasce, transforma-se. Perceberemos que a vida se extende ao infinito, vislumbraremos infinitas luas, planetas e estrelas, galáxias e universos paralelos. Sentiremos o amor, que dá vida, que nos transporta a mundos inimagináveis dentro de nosso próprio universo, veremos a luz da vida em sua essência mais preciosa e rútila, seremos criadores e criatura unidos por uma energia incomensurável.


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...