domingo, 16 de agosto de 2015

Sol - Três Dias de Forte Atividade

“É impossível conter o sopro quente deste dragão estelar”
Imagem - créditos: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2015 o sol apresentou erupções com níveis de alteração na alta magnetosfera de nosso planeta que ultrapassaram seis na escala KP. Nível KP - O gráfico que mede o nível de alteração magnética é atualizado a cada três horas. Os valores são obtidos através de magnetômetros na maior parte instalados nos EUA e Canadá. Estes coletam dados da intensidade do fluxo solar e as perturbações geradas na alta atmosfera da Terra. Quanto mais alto está o nível KP, maior é a radiação que atinge a Terra. Índices acima de seis já são suficientes para criar tempestades geomagnéticas violentas e causar danos a equipamentos como satélites e astronautas em órbita na Estação Espacial Internacional. 

Crédito: spaceweather.com

Filamento Solar Capturado pela NASA
Esta atividade repentina parece ter relação com a dilatação observada na corona solar e formação de buracos coronais (zonas onde o vento solar flui com mais intensidade) que apareceram no disco solar, este voltado diretamente para a Terra. Baseado no quadro de máximo solar de 2014 onde a atividade foi relativamente fraca, esta recente manifestação de nossa estrela parece estar sendo causada por algum tipo de força externa que está criando um desequilíbrio nas correntes de plasma da superfície solar. Estamos atentos e analisando os dados fornecidos pelo portal spacewether.com (Clima Espacial).

Créditos: http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

AVISO AOS LEITORES

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar as anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...