domingo, 3 de junho de 2012

Imenso Buraco Coronal Abre-se no Sol




Por Gério Ganimedes


Um imenso Buraco Coronal se abriu no centro do sol e está diretamente apontado para a Terra. Os Buracos Coronais são estruturas ou lugares onde o campo magnético do Sol se abre, permitindo que o vento solar escape da superfície.

Crédito: NOAA
A partir desta região um forte fluxo de vento solar flui violentamente e deverá atingir a Terra entre 5 e 7 de junho de 2012. Tempestades geomagnéticas possivelmente irão agitar nossa magnetosfera. Além disso hoje, as 19:30 UTC uma explosão solar de Classe M (Mediana) de índice KP=4,7 eclodiu no sol, confirmando a instabilidade magnética na superfície do sol causada pelo imenso buraco coronal.

 Crédito: SDO/HMI
O número de manchas solares ou regiões ativas na superfície de nossa estrela, somam 7 pontos identificados como (AR1490, 1493, 1494,1495, 1496, 1497 e 1498), além de uma nova mancha que parece estar se formando, ainda não identificada. Parece que a semana está começando agitada na superfície de nossa estrela, tendo grandes probabilidades de fortes explosões e EMCs (Ejeções de Massa Coronal). 

Ficaremos atentos ...

Fonte de informação: NOAA – Spaceweather.com
Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Um comentário:

  1. Gério:

    Obrigada por essa informação Abraços Sonia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...