sábado, 3 de novembro de 2012

Sequência de Explosões Solares


SOHO - NASA via Spaceweather.com


Por Gério Ganimedes


Uma sequência de três erupções de filamentos magnéticos ejetadas no setor ocidental do disco solar impulsionou três EMCs (Ejeções de Massa Coronal) ao espaço no dia 3 de novembro de 2012. O coronógrafo da SOHO (Observatório Solar) registrou o evento de nossa estrela, captando a propagação da nuvem de plasma ejetada da corona solar. 

Observe a figura abaixo, que mostra os ciclos do Sol e entenda o porquê do aumento da atividade solar que enfrentaremos em breve.

crédito: www.aurorahunter.com 


Fonte: Spaceweather.com
Imagem/crédito: NASA e aurorahunter.com
Texto: Gério Ganimedes

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

3 comentários:

  1. Sexta feira dia 3/11, na praia de Nova Tramandaí-RS,por volta das 19:30 fomos para fora da casa pois havia faltado luz. Ficamos olhando em direção a praia de Oásis para os cataventos que estavam com as luzes vermelhas acesas. De repente avistamos um conjunto de 6 ou 8 luzinhas vermelhas que se moviam na horizontal e na vertical, quando este conjunto de luzes passava por entre as arvores trocava de cor para verde. Procuramos uma explicação para esta aparição e não encontramos, tenho certeza de que não era um aeromodelo, nem pipa, nem lazer. Tentei filmar com meu celular mas meus 2mp não alcançaram. Isto durou mais ou menos 10 minutos. Alguém tem idéia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo... o avistamento foi sexta-feira dia 02/11/2012, agora no feriadão.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...