segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tempestades Magnéticas Significativas

Gráfico 1


Por Gério Ganimedes


Nas últimas 24 horas, fortes tempestades eletromagnéticas atingiram a magnetosfera da Terra. Fluxos de elétrons de alta energia saltam em torno da Terra aumentando as tempestades geomagnéticas. A atividade foi medida com valores dez vezes acima do normal. A fonte desta "tempestade de elétrons" é uma corrente de vento solar de aproximadamente 600 km / s que atingem o campo magnético da Terra. Os operadores de satélite do NOAA advertem que “os sistemas de satélite podem experimentar carregamento significativo" em resposta aos elétrons acumulados no campo magnético do planeta. Apesar da alta atividade das manchas presentes no disco solar, que está de frente para nosso planeta, ainda estamos dentro do quadro de alta atividade esperado para o ciclo de “Máximo Solar” do ano de 2013.


Existem três categorias de Erupções Solares:

Erupções classe X 
São importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.

Erupções classe M 
São erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.

Erupções classe C 
São pequenas erupções e não afetam o planeta.

No gráfico acima (Gráfico 1) podemos observar as explosões de Classe M e seus índices KP, que chegaram a atingir grau 5 na escala gráfica em análise. Mesmo demonstrando um quadro mais intenso e agressivo, nossa estrela já apresentou explosões mais significativas no ano passado, em meados de maio, com manifestações de classe X bastante intensas. É esperado que o quadro se intensifique nas próximas semanas, mas mesmo assim ainda dentro do esperado para um ciclo de Máximo de nossa estrela. Neste período de grande movimentação magnética da corona solar, com deslocamentos intensos e de longa área de filamentos de plasma, é comum o aparecimento de buracos coronais no sol (áreas de baixa temperatura onde os campos magnéticos do sol permitem escapar grande quantidade de vento solar).  


Buracos Coronais 
Crédito: spaceweather.com



Fonte: NOAA, spaceweather.com
Texto e análise: Gério Ganimedes


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
  

Um comentário:

  1. Boa noite,

    Dê uma olhada nessas imagens do Apolo 11, parece que uma coisa triangular imensa foi ejetada do sol...

    http://www.apolo11.com/atividade_solar.php

    O que você acha?

    Abraço,

    Alessandro Carvalho.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...