quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ejeções de massa coronal do Sol chegam a Terra

Esta é uma imagem composta do Sol no momento do "flare" X2.2. Crédito: NASA



  Desde 13 de fevereiro, três explosões solares energéticas, surgiram sobre o Sol e lançaram nuvens de plasma com ejeções de massa coronal chamadas de (CMEs) em direção à Terra.
  A maior das três chamas (uma X2.2 às 01:56, 15 fevereiro) é a maior nos últimos 4 anos. A última, semelhante,  aconteceu em 13 de dezembro de 2006. 
  Uma das CMEs, já  chegou no dia 14, exibindo grandes Auroras Boreais na Irlanda do Norte,  Reino Unido,  mais ao sul do que o habitual.





  As outras duas CMEs devem chegar nas próximas horas. Estimativas recentes sugerem que a chegada ocorra no dia 17 e 18 de fevereiro de 2011.


Fonte: British Geological Survey - Natural Enviroment Research Council


Comentário:  Nestes dias, tempestades magnéticas poderão ocorrer, causando desordem na magnetosfera da Terra e consequentemente problemas em circuitos elétricos operacionais e de fornecimento.  Por volta das 18:00, horário de Brasília, deveremos receber o primeiro pulso de CME.


Gério Ganimedes

Um comentário:

  1. esse primeiro pulso CME's tem localizaçao especifica ao chegar na terra ou é aleatório??..pergunto porque ja é 17:30, portanto fataltando meia hora! deveriamos desligar tudo que é ligado a energia elétrica???
    abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...