terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mortandade de peixes no pantanal, causas ainda desconhecidas

A Polícia Ambiental estima que haja toneladas de peixes mortos no local.
(Foto: Rhobson Lima / O Pantaneiro / Divulgação)



   Deve sair em uma semana o resultado da análise feita na água e nos peixes encontrados mortos em rios do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O desastre ambiental impressionou até mesmo os moradores mais antigos da região.

   O cenário de uma das áreas mais bonitas do Pantanal sul-mato-grossense foi transformado pelo que parece ter sido um desastre ambiental.
Às margens do Rio Negro, a grande quantidade de peixes mortos impressiona. Em 42 anos de Pantanal, seu Antônio Dias não se conforma. “Dá dó de ver os bichos mortos e não ter como aproveitar”, comentou o peão.
   Os peixes começaram a aparecer mortos há três dias. Uma das explicações para a mortandade seria a decoada, um fenômeno que ocorre quase todos os anos na planície pantaneira. A decomposição da vegetação submersa elimina o oxigênio da água. Mas desta vez, os pantaneiros estranharam também o tamanho das espécies que morreram.
   De acordo com os fazendeiros da região, quando acontece a decoada são os pequenos peixes que morrem, como a piranha e o lambari. Desta vez foram as grandes espécies do Rio Negro que morreram como o pintado, dourado e pacu.
   Técnicos da Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul foram enviados para a região. Eles vão coletar amostras dos peixes e da água para investigar a possível presença de substâncias químicas que possam ter provocado o desastre ecológico.
   “Dá aquela dó, aquela dor no coração a gente ver e não poder fazer nada”, disse Mayara Gracine, trabalhadora rural.
   O pior é que a mortandade aconteceu justamente na época da piracema, o período de reprodução dos peixes.



Fonte: G1 - Natureza


Comentário: O cenário de morte de milhares de espécies aquáticas está se repetindo e parece que não vai parar. Até agora, nenhuma explicação real, do que já aconteceu em outros continentes desde o início do ano de 2011, quando aves, leões marinhos, caranguejos, peixes e até vacas morreram de forma misteriosa. Até quando vamos permitir que continuem ocultando de nós a verdade sobre estas mortes?  Vão continuar nos atolando de explicações absurdas e impossíveis. O que há com os nossos líderes? O que estão escondendo? Se não podem fazer nada, que pelo menos, de o último aviso do que virá. Começo a achar que aquela história dos misteriosos "Caixões da Georgia", tem um fundo de verdade.

Link para publicação dos "Caixões da Georgia":  http://www.mundogump.com.br/o-misterio-dos-caixoes-na-georgia/

É bom estarmos preparados ...

Gério Ganimedes


3 comentários:

  1. Com certeza está acontecendo a mesma coisa que aconteceu na Colômbia. Só que no caso do Mato Grosso do Sul não viram o respectivo objeto. Então com certeza foi ou o mesmo ou então outro objeto voador não identificado.
    E a morte dos pássaros então nem se fala, com as pontas do bico pintados de azul????
    Isso é absolutamente sem sentido, o trem tá feio meu amigo.
    Se eles resolvem passar por sobre as cidades!!! aí meu amigooo... aí vamos queimar a pele e morrer tudo descascado com queimaduras profundas e morte na certa, porque é radiaoativa as luzes daqueles discos. (ou óvnis, como é o termo).

    ResponderExcluir
  2. GENTE, A RESPOSTA ESTÁ NA ATMOSFERA: JOGUE A PRIMEIRA PEDRA QUEM AINDA NÃO VIU NUVENS TÓXICAS ESTRANHAS NO CÉU PROVOCADAS PELOS RASTROS DE AVIÕES A JATO PIRATAS (CHEMTRAILS)

    ResponderExcluir
  3. Concordo em numero, gênero e grau com o amigo do comentário do dia 28 de setembro de 2011 13:01.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...