Ilustração capturada do Software Stellarium.
Para aumentar em outra janela clique no desenho.
Para aumentar em outra janela clique no desenho.
Partículas de poeira do cometa Swift-Tuttle atingirão o topo da atmosfera terrestre a velocidades de até 225.000 km por hora, provocando queima dos fragmentos e transformando-os em brilhantes meteoros no céu noturno.
Considerando-se que, as condições climáticas e metereológicas estejam favoráveis, residentes dos estados da região Nordeste e Norte do Brasil, poderão ter a oportunidade de observar a olho nu um fenômeno astronômico fantástico nos céus de suas regiões. A chuva de meteoros Perseidas acontecerá na noite desta sexta-feira (12) para a madrugada de sábado. A beleza do fenômeno poderá ser mais bem observada, no hemisfério norte. De acordo com a NASA – Agência Espacial Americana este evento celestial é observado a pelo menos dois mil anos.
Para visualizar o evento não serão necessários equipamentos especiais, apenas contar, com um céu limpo e sem muita poluição residual. O fenômeno denominado, Perseidas foi assim chamado por que a “chuva” de meteoros, é visível em direção à constelação de Perseu. O momento singular na observação de astrônomos de plantão, ocorre anualmente, durante o período em que a Terra, atravessa nuvens de poeira cósmica e fragmentos de gelo que vagam a milhares de anos pelas "redondezas", deixadas para trás, pelo cometa Swift-Tuttle, que faz sua órbita em torno do sol a cada 133 anos.
Fonte de pesquisa: NASA, Space.com e Portal revista UFO.
Texto e ilustração: Gério Ganimedes
Comentário
por Jay Soul
Só no Norte ou Nordeste? ... Bom, do jeito que acertam as coisas nessas previsões, além de provavelmente o Nordeste e Norte não verem nada, a gente do Sul verá e corremos o risco de algum cair sobre nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário