quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nasce Uma Estrela na Ampulheta Cósmica

Nebulosa Ampulheta - Um Orgonite Cósmico
A “Nebulosa Ampulheta” fica a cerca de 2.000 anos-luz de distância
na direção da constelação de Cygnus, também conhecida como a Cruz do Norte
e a observação pode ser feita com um par de bom binóculos ou um telescópio, 
não tão sofisticado, de sua própria casa.


Por Gério Ganimedes



No centro deste esplendor do universo – Nasce um dos pontos brilhantes, que fazem qualquer astrônomo sensível se emocionar.

Esta imagem rara, mostra uma estrela recém-nascida que, mas que na verdade, tem cerca de metade da idade da raça humana. A bela nuvem cósmica, que cintila como um véu, de uma dançarina do firmamento, é uma "nebulosa de emissão" de dois anos-luz de diâmetro, formada de poeira e gás que a estrela do bebê está soprando para fora. O brilho azul inconfundível do nascimento desta estrela, só não supera o brilho de olhos azuis apaixonados, mas atordoa pela beleza e semelhança, o coração de qualquer astrônomo.

A estrela é chamada de IRS 4 e está a apenas 100 mil anos de idade, com o material reticular circundante chamado de “Sharpless 2-106”. A IRS 4 está à espreita na área escura no centro da imagem.

Um cientista da NASA explicou a razão de tamanha beleza da imagem. Segundo o astrônomo, a IRS 4 atua como uma nebulosa de emissão, uma vez que emite luz, depois de ser ionizada, enquanto a poeira, longe da IRS 4 reflete a luz da estrela central por isso o resultado desta troca de reflexos formam imagens raras. O especialista acrescentou, que durante a inspeção das imagens a NASA encontrou reveladas centenas de estrelas anãs marrons dentro do turbilhão de gás da nebulosa.

Estrelas anãs marrons são corpos que não parecem reagir, à essas trocas e reflexões de energia estelar, elas são mais quentes que os planetas, mas não tão quentes como estrelas. uma tremenda quantidade de energia sendo perdida de seus corpos, se afastado de dentro delas, mas nenhuma reação de fusão. Apesar de serem chamadas de anãs, elas ainda são bastante pesadas - cerca de 10 a 83 vezes o tamanho de Júpiter.

A “Nebulosa Ampulheta” fica a cerca de 2.000 anos-luz de distância na direção da constelação de Cygnus - também conhecida como a Cruz do Norte. Isto pode ser observado com um par de binóculos potente ou um telescópio, na sua própria casa.

Como Nasce uma Estrela?

Estrelas nascem de “Campos Gigantes de Hidrogênio”, com centenas de anos-luz de diâmetro. Cada peça deste intrincado quebra-cabeças do universo, agora, entrará em colapso, juntando-se num único ponto, seja por sua própria massa, atingindo um nível crítico, ou por causa da influência da explosão de uma estrela próxima. O resultado é uma proto-estrela, e estes corpos celestes, penduraram neste processo em torno de 100.000 anos ou mais, sugando material das proximidade e tornando-se cada vez mais quentes. A estrela chega em seu estado pleno como resultado do calor e pressão sofrida em sua jornada de formação, eventualmente acendendo, em uma reação termonuclear. Estrelas muito jovens, como a IRS 4, permanecem envoltas nos elementos as formaram a durante um longo tempo espacial.


“O céu nos presenteia com sinais e imagens, que muitas vezes não compreendemos, mas ... o que é belo, não precisamos, nem mesmo nos esforçar a entender ... Porque sentimos”.   

Gério Ganimedes

Fonte de Pesquisa: Space.com – Daily Mail UK
Texto: Gério Ganimedes


Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...