terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bólido de Luz Azul nos Céus da Carolina do Sul - EUA

Uma câmera na Carolina do Norte mostra o meteoro com rastro 
em direção à Terra no dia 13 de fevereiro, 2012 – Crédito:Stuart McDaniel


Por Gério Ganimedes


O que normalmente é uma noite tranquila para as equipes de emergências, de Spartanburg County, Carolina do Sul - EUA, se tormou agitada, quando as linhas de emergência 911 (190 no Brasil) iluminaram-se, com relatos de um grande estrondo, seguido da visão de uma “bola de luz brilhante” no céu na madrugada de segunda-feira (13). Francis Scott do serviço de emergência disse que entre 30 a 35 chamadas foram recebidas pelo número 911, sendo a primeira as 01h49min am, mas isso sem contar às chamadas que vieram na linha de não emergência. Todos os chamados eram sobre a misteriosa “bola de fogo”. Um cientista do centro de Ciências Astronômicas na Montanha Roper disse que é provável, que um meteoro tivesse explodido sobre a cidade na madrugada de segunda, explicando o grande estrondo e uma luz brilhante, que moradores disseram ter visto a partir de Greenville até o condado de Cherokee. Várias unidades do corpo de bombeiros, de diversas localidades, incluindo Reidville, Cherokee, Enoree, Boiling Springs e Molas Cherokee em Spartanburg County, foram acionadas para responder a uma possível explosão, disse o chefe de bombeiros de Reidville, Patrick Evatt.  

O chefe dos bombeiros não viu o fenômeno, mas disse que os bombeiros viram a luz e ouviram a explosão.

O Serviço Meteorológico Nacional também recebeu muitos telefonemas sobre o evento. O Dr. Charles S. Lucas, físico e presidente do departamento do Centro de Ciências Astronômicas da Montanha Roper, disse que o fenômeno era um “Bólido de Meteoro”, que foi visto a cerca de 01h45min am. “Quando ele explode, cria uma bola de fogo bonita" disse St. Lucas. Os “Bólidos de Meteoros” explodem antes de bater no chão.

Um guarda de segurança enquanto trabalhava durante a noite em uma empresa de Greenville County, perto da Interstate 85, em Piemonte relatou ter visto, uma luz branco-azulada e escutado o meteoro chiando, disse o cientista. No entanto não houve relatos de feridos ou qualquer dano material foi relatado.
As chuvas de meteoros, que são vistas da Terra são comuns. Na verdade os meteoros são muito comuns, entretanto os “bólidos” são mais raros. Este provavelmente pelo relato das testemunhas fragmetou-se, e possivelmente, vários pedaços dele tenham caido no solo da região. 

As testemunhas deste evento relataram uma luz branco-azulada, que indica, segundo informações do cientista astronômico, que o meteoro era composto de cobre ou cloreto de cobre, o que é mais provavel que seja natural, descartando a hipótese de "lixo espacial".



Comentário do Autor

O que chamou minha atenção para este evento, foi à cor destacada como “branco-azulada”, que as testemunhas disseram terem visto, o que bate com descrições de incidentes semelhantes, que ocorreram em 2011, na Argentina, Inglaterra, na Colômbia e no Peru, conforme relatado, aqui no Projeto Quartzo Azul e que causaram danos materiais e feridos. No entanto esta é, apenas minha humilde opinião, de que se tratam do mesmo tipo de evento. Já para as autoridades e especialistas, tratavam-se de “Butijões de gás de pastelarias explodindo”.

Colaboração: Lisazul
Tradução, adaptação e complementação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Ri muito do que voce escreveu: butijões de gás de pastelaria explodindo... Às vezes fico me perguntando: Se aquele caso na Argentina foi uma explosão de botijão de gás , porque aqueles homens estavam vestido daquele jeito , com roupas de proteção para casos de radiação?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...