quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tentáculo de Poeira Estelar Abriga Estrelas Jovens


Crédito: ESO / APEX (MPIfR / ESO / OSO) / A. Hacar et al.  
/ Digitized Sky Survey 2. Agradecimento: Davide De Martin


Por Gério Ganimedes

De acordo com o site Space.com astrônomos do European Southern Observatory (ESO) localizado no Chile, usaram um rádio telescópio de alta tecnologia para capturar no espaço profundo, um “tentáculo de poeira cósmica”, uma densa nuvem de poeira estelar.

O enorme, filamento ou “tentáculo” de poeira, tem mais 10 anos-luz de comprimento e está ancorado na nuven molecular de Taurus, que está acerca de 450 anos-luz da Terra na constelação de Touro. A nuvem e o filamento estão cheios de estrelas recém-nascidas que estão sendo escondidas pela poeira interestelar, comforme mostra a imagem. O filamento empoeirado, na verdade, consiste de duas partes, chamadas Barnard 211 e 213, que receberam seus nomes a partir de um atlas fotográfico do início do século 20, onde filamentos semelhantes foram observados pelo astrónomo Edward Emerson Barnard.

O que acontece nestas nuvens é que o gás interestelar e os grãos de poeira, pequenas partículas semelhantes à fuligem muito fina e areia, absorvem a luz visível, bloqueando a visão de uma região do espaço rica em estrelas recém-formadas.


Fonte da notícia: Space.com
Notícia em inglês AQUI
Texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Para aceitar que existe vida além da Terra, basta olhar para o céu noturno e ver a energia que alimenta o cósmos, observando a grandeza de detalhes da força mágica inegável que lapida o universo como um grande, perfeito e brilhante diamante azul”.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...