domingo, 6 de novembro de 2011

Asteróide 2005 YU55 – A Lua Poderia Estar em Risco de Impacto? Atualização



Dia 8 de novembro de 2011 – Uma Rocha de 400 metros de Largura vai estar entre a lua e a Terra.

O asteróide 2005 YU55 passará nesta terça-feira bem perto da Terra, às 21h28 (horário de Brasília)


Primeiramente descoberto pelo astrônomo Robert McMillan, em 28 de dezembro de 2005, o asteróide 2005 YU55 está na lista dos asteróides, mais perigosos no espaço próximo a Terra. A rocha espacial foi observada com o radar planetário do telescópio de Arecibo, em 19 de abril de 2010, quando estava a cerca de 2,4 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 6 vezes a distância da Terra para a Lua. Observado com mais detalhes, recentemente, o asteróide mostrou ser bem maior do que os astrônomos pensavam inicialmente. Os astrônomos usaram o sistema de radar do planeta, sobre o famoso telescópio de Arecibo, em Arecibo, Porto Rico, para estudar o asteróide, chamado 2005 YU55, ao longo de quatro dias, com início em 19 de abril de 2010.  As observações de Arecibo, revelaram alguns detalhes sobre a rocha espacial nas proximidades, observações estas, que levaram os astrônomos a calcular que o asteróide tenha aproximadamente,  400 metros de diâmetro, valor bem superior ao calculado anteriormente.



 Crédito: Arecibo Observatory / Michael Nolan



Em 08 de novembro de 2011, o asteróide estará de volta, quando estiver completando outra volta ao redor do Sol.  Agora ele deverá passar pela Terra a uma distância de 307.577 km. Só para constar, a distância da Terra à Lua é em média cerca de 384.472 km, ou seja ele vai passar bem pertinho de nós, em medidas astronômicas é claro, mas muito mais perto da lua.

Através de observações e cálculos de trajetória, este corpo celeste, pode ter mudado sua trajetória em poucos graus, fazendo com que sua aproximação com a lua, coloque em risco, muito mais nosso satélite, do que propriamente a Terra.

Algumas diferenças de cálculo e opiniões científicas nos levam a crer que não existe uma certeza e confiabilidade de cálculos, quanto a distância exata e órbita desta pedra gigante.



O Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, informou em 02 de maio de 2011, que um asteróide vai passar próximo a Terra,  em novembro de 2011, numa distância que irá proporcionar uma visão muito detalhada de um dos maiores asteróides do sistema solar.

Segundo Don Yeomans, diretor do programa da NASA - Near-Earth Object Program Office (Programa de Objetos Próximos da Terra), o asteróide 2005 YU55, passará pela Terra em 08 de novembro deste ano e seu ponto de maior aproximação será, de aproximadamente 325 mil quilômetros de distância . O asteróide tem um tamanho de 400 metros de largura, o maior que a NASA já tinha identificado.

Apesar, da sua proximidade geográfica e tamanho, o asteróide não apresenta ameaça, de uma possível colisão com a Terra, mas e com a Lua? Esta hipótese já foi até mesmo contestada por colegas meus de astronomia, mas diante de alterações na órbita e nos valores calculados por pessoas diferentes e organizações diferentes, começamos a nos preocupar, com a hipótese de um choque com a superfície lunar.

Distância aproximada entre a Lua e a Terra = 384.472 km
Distância de passagem do asteróide em relação a Terra = 307.577 Km
Distância de passagem do asteróide em relação a Lua = 76.895 Km 


Neste ponto surge uma pergunta: "Explosões Solares de Classe - X, poderiam interferir na trajetória desta rocha?"


Mas não é isso que os cientistas afirmam ...

Mesmo durante a maior aproximação do YU55, seu efeito gravitacional na Terra, vai ser dificilmente mensurável. Barbara Wilson, da Nasa, disse que objetos próximos da Terra, já passaram a distância como esta, mas eles não tinham a tecnologia para aproveitar a oportunidade. Desta vez, quando YU55 passar, irá apresentar uma chance para que, instrumentos no  solo, observem, utilizando recursos tecnológicos que capturam imagens altamente detalhadas. Robert McMillan, diretor do Programa Spacewatch, da Universidade do Arizona, descobriram o asteróide 2005 YU55, em dezembro de 2005.

... Com a ajuda de colegas astrônomos e contatos na área de astronomia, estamos monitorando a rocha.




Fiquem bem



Fontes de Pesquisa oficial: Space.com e NASA 
Texto, adaptação de conteúdos e conversão de medidas: Gério Ganimedes 
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©:

4 comentários:

  1. Não acho que vá bater na lua, tem gente "graúda" morando lá! kkkkkkk
    Também não acho que vá bater na terra pois isso ia estragar os planos de muita gente, He he he.
    ---
    Quem mora no Brasil(RJ) vai conseguir ver?

    Tenho um telescópio - Tasco, 60mm x 700mm - será que eu consigo ver? Ou só verá que tem um equipamento mais "robusto" como a Nasa e Cia?

    Abraço e Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu tambem queria tentar ver, apesar de ser muito dificil de pega-lo em movimento, vou tentar mesmo assim.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Afinal, oque aconteceria se colidisse com a lua?
    Mudança de orbita? nada? oq?

    ResponderExcluir
  4. Ufa! já passou , e a lua por enquanto está salva!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...