quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estrelas Vampiro – Elas Existem e Estão Sendo Estudadas


Ataque de um vampiro solar. Os astrônomos captaram um sistema
 binário onde uma estrela suga a vida de outra.




Por Gério Ganimedes



O Universo é um lugar diverso, e muitas estrelas são bem diferentes do sol. Atualmente uma equipe internacional utilizando-se do Very Large Telescope no Chile está estudando estrelas deste tipo conhecidas como Tipo O. Elas possuem brilho e temperatura elevados em sua massa.


Essas estrelas têm vida curta e violenta e desempenham um papel fundamental na evolução das galáxias. Elas também estão ligadas a fenômenos extremos, tais como "vampirismo estelar", onde uma estrela menor absorve a energia da superfície de sua vítima muito maior. Hugues Sana principal autor do estudo, da Universidade de Amsterdam disse: “Estrelas são gigantes absolutos”.


Elas têm 15 ou mais vezes à massa do nosso Sol e podem ser até um milhão de vezes mais brilhantes. As estrelas são tão quentes que brilham com uma luz branco-azulada brilhante e têm temperaturas de superfície mais de 30.000 °C.




Os astrônomos estudaram uma amostra de 71 estrelas do Tipo O, estrelas individuais e em pares (sistemas binários), em seis aglomerados próximos de estrelas jovens na Via Láctea. A maioria das observações em seu estudo foi obtida utilizando os telescópios do ESO, incluindo o VLT (Very Large Telescope). Ao analisar a luz proveniente desses pontos de observação, em detalhes muito mais nítidos do que antes, a equipe descobriu que 75% de todas as estrelas do Tipo O, existem dentro de sistemas binários, numa proporção maior do que se pensava. O mais importante, porém, é que eles descobriram que a proporção desses pares, que estão pertos o suficiente para interagir, através de fusões estelares ou de transferência de massa de estrelas chamadas de Vampiros, é muito maior do que ninguém tinha pensado, e que tem profundas implicações para nossa compreensão da evolução da galáxia. Este tipo de estrela representa apenas uma fração de 1% das estrelas no Universo, mas os fenômenos violentos que lhes estão associados significam que elas têm um efeito desproporcional sobre os seus arredores. Os ventos e os choques provenientes destas estrelas podem tanto disparar como parar a formação de estrelas. Seus poderes de radiação, brilho da nebulosa brilhante, e suas supernovas podem enriquecer galáxias com os elementos pesados ​​cruciais para a vida, e estão associados com explosões de raios gama, que estão entre os fenômenos mais energéticos do Universo. Este tipo de estrelas é, portanto, implicado em muitos dos mecanismos que conduzem a evolução das galáxias.

“A vida de uma estrela é muito afetada se existir ao lado de outra estrela”, diz Selma de Mink co-autora do estudo (Space Telescope Science Institute, EUA).

“Se duas estrelas orbitam muito próximos uma da outra podem se fundir. Mas mesmo se não o fizerem, uma estrela, muitas vezes, importa para si a superfície de sua vizinha”.

Segundo estimativas da equipe estas fusões entre as estrelas, eventos violentos e devastadores, serão o destino final de cerca de 20 a 30% de estrelas do Tipo O. Entretanto no mesmo o cenário, relativamente mais suave das estrelas de vampiro, o que representa um adicional 40 a 50% dos casos, tem efeitos profundos sobre a forma como estas estrelas evoluem.



Até agora, os astrônomos na grande maioria, consideravam que eram exceção à órbita próxima de estrelas binárias massivas, algo que só era necessário explicar fenômenos exóticos, tais como raios-X binários, pulsares duplo e buraco negros binários.


O novo estudo mostra que para a correta interpretação do Universo, esta simplificação não pode ser feita. Essas estrelas duplas e massivas não são apenas comuns, mas suas vidas são fundamentalmente diferentes das estrelas individuais.

Por exemplo, no caso de estrelas de vampiro, que são menores, sugam da estrela de mais massa rejuvenescendo-se, sugando o hidrogênio fresco de sua “vítima”. Assim sua massa vai aumentar substancialmente, sobrevivendo a sua companheira, muito mais do que uma única estrela de mesma massa. A estrela vítima, entretanto, é despojada de seu invólucro antes mesmo que tenha a chance de se tornar uma estrela gigante vermelha e luminosa. Em vez disso, o seu núcleo quente azul fica exposto. Como resultado, a população estelar de uma galáxia distante pode parecer muito mais jovem do que realmente é. Ambas, a estrelas vampiro rejuvenescida e a estrela vítima, diminuída tornar-se-ão mais quentes e mais azuis na cor, imitando a aparência de estrelas mais jovens.

Conhecer a verdadeira proporção de interagir das estrelas binárias de alta massa é, portanto, crucial para caracterizar corretamente estas galáxias distantes. A única informação que os astrônomos têm de galáxias distantes é a partir da luz que chega aos nossos telescópios. Sem fazer suposições sobre o que é responsável por essa luz, não podemos tirar conclusões sobre a galáxia, por exemplo, como grande ou quão jovem ela é.



“Este estudo mostra que, a suposição frequente de que a maioria das estrelas é simples pode levar a conclusões erradas”, conclui Hugues Sana.


Entender, o quão grande são estes efeitos, e quanto esta nova perspectiva vai mudar a nossa visão da evolução galáctica, vai precisar de mais trabalho. Estrelas binárias de modelagem são complicadas, por isso vai levar algum tempo antes que todas essas considerações sejam incluídas em modelos de formação de galáxias.



Comentário do Autor


Vida sugando vida, morte transformada em vida, vida morrendo, vida nascendo. É o ciclo do universo, qual a ordem do processo? De trás pra frente ou de frente para trás? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Fiquem bem

Gério Ganimedes

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©




Um comentário:

  1. INTERESSANTE O COMPORTAMENTO DAS ESTRELAS, CHAMADAS VAMPIRO.NAO CONSEGUI VISLUMBRAR ANORMALIDADES, AO CONTRARIO O QUE PARECE E REALMENTE UM INTRINSECO SISTEMA DE MANUTENCAO DA VIDA, EM AMBITO ESTELAR.FIQUEM COM DEUS.ABRACOS.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...