quinta-feira, 4 de abril de 2013

Novas Pesquisas Parecem Comprovar a Existência da Matéria Escura



AMS - Espectrômetro Magnético Alfa
Dispositivo instalado na Estação Espacial Internacional


Por Gério Ganimedes


Cientistas anunciaram esta quarta-feira, três de abril de 2013, que o enorme detector de partículas instalado na Estação Espacial Internacional pode ter detectado a oculta matéria escura. O detector, ou Espectrômetro Magnético Alfa (AMS), que mede raios cósmicos e partículas no espaço, depois de detectar bilhões dessas partículas ao longo de um ano e meio, gravou um sinal que pode ser o resultado e a comprovação da existência da matéria escura, substância oculta que representa mais de 80 por cento de toda a matéria no universo. O AMS encontrou cerca de 400.000 pósitrons, partículas de antimatéria parceira dos elétrons. A energia desses pósitrons sugere que eles podem ter sido criados quando as partículas de matéria escura colidiram entre si destruindo uma a outra. Um experimento, com custo de US $ 2 bilhões, instalado na Estação Espacial Internacional está à beira de explicar uma das partículas mais misteriosas do universo: a Matéria Escura, que seria o amálgama que ajuda a manter o cosmos unido. A matéria escura representa a maior parte da massa do Universo. Ela envolve as galáxias em todo o universo, e é invisível porque não reflete a luz, não pode ser vista diretamente com telescópios, mas os astrônomos sabem que ela está lá fora, por causa dos efeitos gravitacionais que tem sobre os corpos cósmicos que podem ser observados.  Em linguagem mais clara, ou fazendo uma analogia, seria o mesmo que “um delicioso doce de SAGU, onde os corpos celestes seriam as bolinhas e a matéria escura a saborosa geleia de açúcar e vinho”.


Os cientistas seguem os traços da matéria escura há algum tempo, não só através do AMS, ou Espectrômetro Magnético Alfa no espaço, mas também em laboratórios instalados abaixo do solo, através de sensores que capturam estas partículas que segundo experimentos, atravessam toda matéria do planeta.


Fontes de pesquisa: Daily Mail Science, Space.com e Foxnews Science
Fotos/crédito: NASA
Texto e adequação: Gério Ganimedes


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Um comentário:

  1. Futuramente a matéria escura poderá resolver a questão energetica em viagens de longa distância, já que ela está por toda parte do espaço pode ser coletada e tranformada em energia eletrica por exemplo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...