domingo, 15 de outubro de 2017

RODs ou Skyfish - Os Óvnis Criados pela Tecnologia Óptica



Por Gério Ganimedes

Anomalias lineares capturadas geralmente em vídeo, mas também impressionadas em fotografias, não sendo observadas no momento do registro fotográfico ou filmagem muitas vezes são erroneamente confundidas com Óvnis (Objetos Voadores não Identificados) ou naves alienígenas.  Estas anomalias ou "aberrações ópticas" apresentam normalmente características alongadas com apêndices perpendiculares ao longo do corpo. Sua aparência geral é de uma haste longa e reta com ramificações horizontais (podem parecer longas cápsulas ou formas ovais como a dos antigos balões dirigíveis). Às vezes, essas ramificações do corpo principal podem ter "abas curvadas" ou "asas" chamadas de membranas por algum especialistas e pesquisadores. RODs aparecem em todo o mundo e já foram observados sendo perseguidos por aves em pleno voo. Algumas pessoas acreditam que são criaturas da criptozoologia e representam uma forma de vida ainda desconhecida, ou talvez, até de origem alienígena. Outros pensam que são formas reflexo da atividade paranormal, talvez relacionadas a Orbes (esferas flutuantes de energia) no entanto, muitos pensam e afirmam nada mais são que insetos capturados (filmados ou fotografados) em pleno voo. Testes fotográficos recentes comprovaram que é fácil reproduzir estas "hastes voadoras" ou RODs. 



Um caso clássico de um efeito RODs, só que, criado pelo deslocamento de um avião aproximando-se de um aeroporto na China e registrado por uma câmera fotográfica ajustada com obturador para longa exposição, tornou-se um registro Óvni contestado como autêntico (o rastro brilhante mais intenso foi deixado pelos faróis da aeronave comercial durante a descida)

A velocidade do obturador de uma câmera, seja ela analógica ou digital, associada ou combinada a abertura do diafragma, podem resultar em condições especiais únicas para que estes "estranhos seres" sejam capturados e registrados apenas por tecnologia óptica. 

ROD do tipo Charuto com aletas

Um ponto interessante nas discussões sobre os RODs envolvem o fato de que eles só são capturados em vídeo ou fotografia, mas nunca foram vistos a olho nu. Isso geralmente é explicado dizendo que eles voam rápido demais para os olhos humanos perceberem. Então, se essas hastes deslocam-se tão rapidamente, mais rápidas do que insetos ou pássaros, presumivelmente, como é que seus corpos e, particularmente, asas ou apêndices estão sempre perfeitamente congelados por todas as câmeras? Não deveriam aparecer como borrões de movimento em todas as situações, exceto os tempos de exposição mais curtos? É inconcebível que todas as câmeras que já tenham capturado estas fotos de RODs tenham sido definidas para tempos de exposição extremamente curtos, então, onde estão os borrões ou rastros destas "criaturas"?  

ROD do tipo centopeia

E o que são os apêndices conectados ao eixo principal destas "hastes voadoras"? Os apêndices, ou ramificações perpendiculares das hastes são formas criadas, porque a maioria das asas dos insetos são quase transparentes e elas apenas refletem a luz em determinados ângulos ao sol ou outra fonte de luz. Por isso, você só vê a parte da "batida de asa" do inseto onde a asa atinge a fonte de luz produzindo um reflexo brilhante e contínuo. Alguns desses apêndices não são retos, parecendo mais como "superfícies curvas contínuas" ou onduladas para cima e para baixo chamadas de "membranas". Estas membranas são criadas ​​por insetos cujas asas são mais opacas do que de outras espécies, como as mariposas e as borboletas. 

RODs escuros

A ideia desta postagem não é, de forma alguma derrubar a teoria Óvni de registros de vídeo ou fotografia tornando-os falsos, mas sim apurar o método do observador e analista para discernir e descartar hipóteses levantadas por fotógrafos e operadores de câmera que sequer viram o objeto durante o registro de seu real objetivo ou cenário no momento da gravação. Uma análise apurada, conhecendo-se profundamente as anomalias e aberrações ópticas torna-se mais segura, sem alimentar falsas esperanças de que o que foi registrado tenha sido uma nave ou ser alienígena. Os RODs ou Skyfish apresentam-se numa grande variedade de formatos que vão de longas cápsulas acinzentadas, linhas luminosas repletas de apêndices brilhantes, e até mesmo serpentes ou dragões de luz. As várias formas destas "criaturas da tecnologia óptica" provavelmente refletem as espécies de insetos a partir das quais são derivadas. As diferenças em seus formatos, provavelmente são principalmente criadas pelo ângulo da câmera (fotográfica ou de vídeo) em relação ao trajeto de voo do inseto. Na grande maioria os RODs são de luz com corpo brilhante ou esbranquiçado, mas também raros aparecem na cor escura. Isso se reflete pelo fato de que eles estão bem expostos a luz, já do contrário, quando contrastados pelas sombras aparecem com sua silhueta escura. 
Clique na imagem acima
para ver um vídeo de exemplo

Agora, ao analisar um vídeo ou uma foto, com certeza, o leitor terá em mãos mais uma técnica para observação para não se prejudicado em sua análise.


RODs na plantação 


Fiquem bem


Texto e pesquisa: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...