quarta-feira, 29 de junho de 2011

Preocupação com Colisão de Asteróides com a Terra, Cria Tabela Classificatória

Fotógrafo: Andreus Agency: Dreamstime.com
Uma ilustração de um asteróide a caminho da Terra.



A Grã-Bretanha e os EUA seriam os paises “TOP”, numa tabela classificatória de países mais afetados por um asteróides.
 
Se você vive na Grã-Bretanha, EUA, ou na China, começe a se preparar agora.

Os cientistas elaboraram uma tabela classificatória, dos países que serão os mais afetados em caso de um asteróide colidir com a Terra.

Eles identificaram pela primeira vez, aqueles que sofrerão perda catastrófica de vida ou serão afetados a tal ponto, que será quase impossível se recuperar da catástrofe. Países desenvolvidos formam a maioria dos que estão na lista, mas a China também está lá, por causa do grande número de pessoas que iriam morrer.  Mesmo os países mais pequenos como a Suécia, estão em grave perigo por causa dos danos à sua infra-estrutura.

A lista foi compilada e organizada por pesquisadores da Universidade de Southampton, usando um software chamado de NEOimpactor, abreviação de NASA "NEO", ou programa de Objetos Próximos à Terra.

Em geral, os “TOP DEZ” países em maior risco são: China, Indonésia, Índia, Japão, os EUA, Filipinas, Itália, Reino Unido, Brasil e Nigéria.  Olhando para a perda de população, os EUA, China, Indonésia, Índia e Japão são os em maior perigo.  Os países que enfrentam a devastação maciça para sua infra-estrutura são o Canadá, EUA, China, Japão e Suécia.

A ameaça dos asteróides, foi ilustrada na segunda-feira (27), quando uma pedra tão grande quanto uma pequena casa raspou a Terra a 12.000 Km de distância da superfície.  Com o rosto vermelho, astrônomos só descobriram a rocha, alguns dias antes o que até então, eles pensaram que era apenas um pedaço de lixo espacial.

“A ameaça da Terra ser atingida por um asteróide é cada vez mais aceita como o único maior perigo de desastres naturais enfrentados pela humanidade”, disse Nick Bailey da Universidade de Southampton, que desenvolveu o software NEOimpactor.

”As consequências para as populações humanas e infra-estrutura como resultado de um impacto são enormes. Cerca de cem anos atrás, uma região remota, perto do rio Tunguska testemunhou o maior evento de impacto de um asteróide na memória viva, quando um objeto relativamente pequeno (cerca de 50 metros de diâmetro) explodiu em pleno ar.” 

"Embora só tenha devastado uma floresta desabitada, se tivesse explodido sobre Londres poderia ter devastado tudo dentro do M25.”

"Nossos resultados destacam aqueles países que enfrentam o maior risco global natural e, portanto, indicam que as nações precisam estar envolvidas na mitigação da ameaça."
 
De acordo com o DailyGalaxy.com vai demorar para um asteróide maior do que 9 quilômetros de diâmetro, destruir toda a vida vegetal e animal.  Pensando ter sido um asteróide, o responsável pela extinção dos dinossauros a 65 milhões de anos atrás, uma rocha de até 16 quilômetros diâmetros batendo na Terra numa velocidade de 40.000 quilômetros por hora com uma força de 100 megatons, é o equivalente a uma bomba de Hiroshima para todo o planeta.

A Terra tem se esquivado de um evento como esse,  uma vez que em parte por causa do campo gravitacional de Júpiter, o que limita a nossa exposição a rochas espaciais.

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI

Comentário do Autor

Peço a este grupo de cientístas e astrônomos profissionais, que melhorem seus cálculos, métodos e equipamentos de varredura espacial, para saber o que realmente, está colocando nosso planeta em perigo, pois se for igual ao último detectado por eles, que raspou a Terra, o 2011MD, estamos todos fritos e sem “aviso prévio”.

Gério Ganimedes

2 comentários:

  1. E sobre o Elenin eu ainda não tive sequer nenhuma resposta da mídia dizendo que pelo menos receberam a missiva. Com exceção do editor Gevaerd que agradeceupelo sugestão, o alerta e a matéria!

    ResponderExcluir
  2. piada , axo que estamos sosinhos a muito tempo em meu caro gério temos que rezar para elenin e qualquer outro asteroide/cometa passar longe de nós pois como sempre morreríamos sem saber da onde e porque.
    parabens pelo blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...