sábado, 14 de julho de 2012

Sol em Alta Atividade – Estamos Seguros do Sol?

O grupo de manchas AR 1520 tem um campo magnético tão intenso 
que acumula grande quantidade de energia para explosões de Classe X.  
Crédito: SDO / HMI


Por Gério Ganimedes


As labaredas solares continuam a ficar cada vez mais fortes, como a última explosão, que chegou a atingir o tamanho de 15 Terras juntas e alinhadas. A EMC (Ejeção de Massa Coronal) lançada para a Terra no dia 12 de julho, iniciou sua chegada próxima ao nosso planeta neste sábado, no entanto os sintomas desta nuvem de partículas arremessadas pelo sol ainda estão em análise. Previsões feitas pelos analistas do Laboratório de Clima Espacial Goddard dizem que a nuvem deveria atingir a Terra por volta de 09h17min UT (Hora Universal) mais ou menos às 7 horas do sábado, 14 de julho.

 Crédito: Spaceweather.com
 
O sol é uma estrela majestosa que nos aquece e gera vida, mas suas explosões estão se tornando cada vez mais violentas com o passar das semanas. O SDO - Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou o violento surto de Classe X, nesta sexta-feira (13).  Uma explosão enorme na direita do sol atingiu topo de escala, mas isto apenas culminou a intensa atividade e várias explosões de Classe M no decorrer da semana, num total de 12 explosões de nível mediano. Uma das explosões gerou um alargamento de chama na ordem de 6.1 no índice KP, nocauteando nesta quinta-feira (12) os sinais de rádio em todo o planeta. Segundo o astrofísico Solar da NASA, C. Alex Young, o grupo de manchas solares, atrás das explosões, classificado como AR1515, tem uma extensão sobre a superfície solar de 191.000 km, isto faz com que esta região se compare com mais de 15 planetas Terra, agrupados de ponta a ponta.

As maiores erupções são conhecidas como de Classe X, baseados em um sistema de classificação que divide os flares” solares de acordo com a sua força. As erupções são classificadas de menor para maior, seguidas de uma letra: B, C, M e X. O que mais aterroriza os estudiosos do sol seria a propabilidade, ainda que mínima, mas possível, de ocorrer uma situação extrema chamada de Mega Flare. 



Neste caso, como alguém muito especial e próximo de mim, costuma-me falar, estaríamos “Lascados”.
 
Semelhante à escala de Richter de sismos, cada letra representa um aumento de 10 vezes na produção de energia, o que significa que X é dez vezes uma de Classe M e 100 vezes uma de Classe C. O sol agora está caminhando para o pico de seu ciclo de intensidade solar de 11 anos, sendo que em 2013 espera-se que o ano solar seja extremamente tempestuosoCom o aumento da difusão das comunicações nos últimos 11 anos, uma tempestade solar poderia causar sérios problemas para a infraestrutura de comunicações da Terra podendo nos arremessar anos no passado.

E não para por aqui ...


O poderoso grupo de manchas AR1520 produziu ontem, sexta-feira (13) ao final da tarde um magnífico “Flare” (labareda) de Classe X 1,4 de longa duração. A explosão gigantesca atingiu o seu pico de intensidade no período do meio da tarde no Brasil, erupção que enviou um pulso de radiação eletromagnética, tanto raios X como UV extremos na direção da Terra que, ionizou parcialmente as camadas superiores da atmosfera terrestre, provocando distúrbios na propagação de ondas rádio no hemisfério diurno por cerca de 1 hora.


E para quem pensa que não estamos atentos ... Estamos! 

Fiquem bem

Fonte de pesquisa: Spaceweather.com - Daily Mail UK - NASA/SDO
Texto e adaptação de segmentos: Gério Ganimedes
Colaboração: Renato Cabral 
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

4 comentários:

  1. Interessante que hoje, dia 14/07, o céu estava repleto de rastros químicos. Moro no litoral norte de SC e acompanho o fenômeno regularmente há alguns anos e nunca vi algo assim, realmente impressionante. Ontem tivemos um céu azul sem uma única nuvem. Hoje não havia um ponto sequer sem a "malha" de fumaça. Será que existe alguma ligação com as tempestades solares? Parabéns pelo blog. Abraço. Sabujo.

    ResponderExcluir
  2. Idem no Centro-Sul do PR. As forças da sombra com seus Chemtrails acham que podem nos privar da Luz! Mega Flare neles!
    RL

    ResponderExcluir
  3. Pra mim isso faz parte de testes feitos pela elite. Já foram flagrados objetos perto das erupções solares. No vídeo " Elite constrói abrigos para o fim do mundo 2012", é esperado um blecaute causado por isso.
    Acho que estão planejando uma tempestade solar, mais um colapso econômico e uma falsa invasão alienígena.

    ResponderExcluir
  4. manipular o sol? planejar tempestade solar? fala sério, paranóia tem limite...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...