domingo, 29 de julho de 2012

Uma Estrela com Soluços




Por Gério Ganimedes


Estrela do tipo pulsar muda seu ritmo e deixa astrônomos intrigados, como uma espécie de farol no espaço, mudanças no ritmo apresentam características como se a estrela estivesse "soluçando".

Pulsares são com “faróis no espaço”, estrelas minúsculas, que quando queimam, emitem pulsos regulares de raios gama, entretanto os cientistas encontraram uma que está com soluços. O pulsar J1838-0537 de repente acelerou seus pulsos de raios explodindo no espaço e isto está deixando os cientistas sem entender o que está acontecendo.

A nova e estranha estrela foi encontrada enquanto os astrônomos peneiravam seus dados astronômicos com supercomputadores. Empregando uma nova classe de super algoritmos cientistas como Bruce Allen diretor da AEI, foram capazes de detectar sinais antes não localizados. Em novembro de 2011, a equipe de Allen anunciou a descoberta de nove novos Raios-Gama provenientes de pulsares, que tinham escapado em todas as pesquisas anteriores. Agora, os cientistas fizeram uma nova e extraordinária descoberta com os novos métodos. O nome do pulsar recém-descoberto J1838-0537 vem de suas coordenadas celestes.

“O pulsar tem, menos de 5.000 anos de idade, é muito jovem. Ele gira sobre seu próprio eixo aproximadamente sete vezes por segundo e sua posição no céu está na direção da constelação Scutum”, diz Holger Pletsch, um cientista no grupo que trabalha com Allen e principal autor do estudo que agora foi publicado.

“Após a descoberta ficamos muito surpresos porque o pulsar era inicialmente, apenas visível até setembro de 2009, quando então pareceu que ele desapareceu de repente”.

Somente após uma análise complexa realizada por uma equipe internacional liderada por Pletsch, o mistério do pulsar J1838-0537 foi resolvido. Ele na verdade não desapareceu, mas sofreu uma falha súbita no giro, após ter girado em seu eixo 38 milionésimos de um Hertz mais rápido do que antes. “Essa diferença pode parecer desprezível, mas é a maior falha já medida para um raro e puro pulsar de raios gama”.


O que são pulsares?


Pulsares se formam quando uma estrela se torna instável e vai ao estágio de supernova - primeiro de tudo comprimindo-se em um pequeno espaço, antes de explodir. A explosão lança quase todo o material da estrela para fora no vácuo do espaço a quase 10% da velocidade da luz. Tudo o que resta é um núcleo pequeno e “fios” em forma de arco. O pulsar, gira a uma velocidade espantosa em torno de seu eixo, talvez apenas alguns segundos. Ao girar envia feixes altamente concentradas de ondas de rádio, o que para um observador distante e estacionário, por exemplo, na Terra, elas parecem que acendem e apagam em um padrão regular, este é chamado de pulso do pulsar. São aquelas estrelas que vemos mudarem de cor no firmamento noturno.


Fiquem bem


Gério Ganimedes

Fonte: Science Magazine, Daily Mail Science
Leia a matéria em inglês na fonte AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


3 comentários:

  1. legal, explicação bem fácil p/ mim, já que não entendo quase nada ainda...

    ResponderExcluir
  2. Oi gostei do artigo e da explicação foi simples e fácil de entende no que agradeço muito mas enquanto lia este texto acho que embarquei na nave Imagination pois o trecho "novembro de 2011, a equipe de Allen anunciou a descoberta de nove novos Raios-Gama

    Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz224V7OEPM

    "
    Lembrei do filmem "Jhon Carter" neste filme Jhon vai parar em Barsom (Marte) onde a princesa e cientista local está prestes a descobrir o (NONO RAIO) e Seres de outro planeta ou dimeção tentam impedi-la de alcançar seu objetivo.

    Sei que a trama vai mais longe mas o nono Raio aparece e é muito importantense vcs não assistiram assistam é muito interessante em vários aspéctos...
    Obrigada e fiquem bem
    Beijos no Coração

    ResponderExcluir
  3. Gério, posta sobre o robo da Suidobashi Heavy Industry.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...