domingo, 30 de março de 2014

Anomalia Fotografada da ISS?

 Foto tirada na apresentação do Planetário de Brasília
Correio Braziliense - Veja a reportagem AQUI 

Foto de uma animação apresentada pelo Planetário de Brasília, feita em computação gráfica, torna-se "anomalia" e "disco" sobre a Terra


Por Gério Ganimedes

Imagens mal interpretadas e com suposições sem base fundamentada só causam confusão e polêmica, tanto no meio científico como ufológico.  Está parecendo a velha brincadeira do "telefone sem fio". Desta vez, um “espertalhão” subestimando a inteligência de ufólogos e astrônomos mais atentos e experientes, produziu um vídeo com uma simples foto retirada do site do Planetário de Brasília na web, onde segundo ele um “disco” ou “anomalia” na Terra, teria sido registrado do espaço pelas câmeras da ISS (Estação Espacial Internacional).

Foto ilustrativa do site do Planetário de Brasília
Visite o site AQUI

Veja na foto acima a silhueta do projetor especial usado pelo planetário

A "nuvem" branca próxima ao centro do disco, é na verdade parte do efeito especial 
no ponto de impacto. Os raios que se abrem do centro para fora com pontos incandescentes,
fazem parte do efeito criado por computador na animação apresentada. 


Na verdade a foto utilizada no vídeo, e que também ilustra o site do Planetário de Brasília, foi tirada durante a apresentação de um vídeo, na semana de reabertura do planetário da cidade em dezembro de 2013. A foto tirada é da cena do impacto de um imenso meteoro na superfície do planeta, mais precisamente, logo após a explosão criada pelo choque do meteorito contra o oceano, por isso um círculo de expansão branco aparece por fora, enquanto no centro, fica uma região mais escura com pontos de cor laranja, na verdade o fogo da fusão causado pelo choque da rocha espacial contra o planeta. Veja o vídeo abaixo apresentado pelo SBT de Brasília.


Veja a reportagem com parte da apresentação AQUI

Em alguns sites chegaram ao cúmulo de associar um autor responsável pelo vídeo ou fotografia (cientista, astronauta, etc), no entanto tudo não passa de interpretação errada, videos falsos, fotos montadas e notícias mal traduzidas, disseminadas sem sequer pesquisar a fonte da informação. Então, a "Anomalia" ou "Disco" que aparece no vídeo ou foto, trata-se apenas da parte de uma animação em computação gráfica apresentada pelo Planetário de Brasília. 

Fiquem bem

Texto, pesquisa e análise: Gério Ganimedes.
Colaboração especial: Rosana Ganimedes
Fontes: Correio Braziliense, Planetário de Brasília, Youtube e SBT.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©© 


3 comentários:

  1. Saudaçoes a todos.
    Na ufologia existem os que querem acreditar, e os que querem saber.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que tal fenômeno seja na verdade um teste nuclear realizado no mar. Parabéns pelo ótimo conteúdo das publicações.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...