domingo, 18 de outubro de 2015

Sistema Para Previsão de Terremotos com Base em Ejeções de Massa Coronal

EARTH MIRROR SYSTEM©©

Por Gério Ganimedes

Em 10 de abril de 2011 desenvolvi um sistema de previsão de terremotos chamado de EMS ou Earth Mirror System©©. A ideia para construção deste sistema partiu da análise das imagens das explosões solares fornecidas pelas sondas SOHO (Observatório Solar e Heliosférico) e SDO (Observatório Dinâmico Solar) da NASA e a posterior reação deles na Terra num período de até 72 horas. EMCs (Ejeções de Massa Coronal) que ocorrem no Sol, horas depois atingem a magnetosfera da Terra causando tempestades geomagnéticas significativas e auroras nos pólos, mas não apenas isso. Como conseqüência destas explosões, ocorre um "amassamento" da magnetosfera e os filamentos magnéticos da Terra, neste instante, interagem com o ataque solar e a expansão das linhas magnéticas do Sol. Esta "pressão" empurra a crosta terrestre atingindo até mesmo o núcleo do planeta. A Terra por outro lado reage, seguindo uma das leis mais básicas da física - Ação e Reação. A malha de defesa do planeta suporta o choque dos bombardeamentos de partículas de nossa estrela, entretanto, mesmo este “super escudo” sofre uma pressão externa que é transferida imediatamente para a superfície do planeta. O que acontece é uma deformação da estrutura da malha geoespacial da Terra.  Para entenderem o E.M.S. ele funciona assim: Uma explosão acontece no Sol, então, com base nas imagens da Lasco C2 da SOHO e o disco de análise da SDO, marca-se a coordenada no disco solar e alimentamos o sistema com a coordenada desta explosão. Esta coordenada é mapeada pelo sistema e transformada por um algoritmo, que seleciona no modelo tridimensional da Terra, através do modelo de rotação da Terra, um setor chamado de “quadrado espelho” que será o ponto de reflexão do evento sísmico ou ponto de reação. Neste ponto a crosta responderá com uma força contrária e de mesmo valor da força que nasceu na superfície solar e atingiu a magnetosfera (deformidade da malha geomagnética) de nosso planeta. E quanto à precisão do sistema? Revendo algumas projeções e modelos de simulação, temos atualmente um grau de acerto entre 65% e 75%, mas vamos melhorar esta margem de erro. 

Fiquem bem

Pesquisa e desenvolvimento: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

AVISO AOS LEITORES


Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Gério, todo sistema na natureza, envolve sempre diversas variáveis,é tudo muito amarradinho junto... deve haver outra (as) a ser (em) considerada (s) que vc não atinou ainda... vá em frente! Abraços.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...