sexta-feira, 16 de outubro de 2015

UFOS ou OVNIS nos Arredores da Estação Espacial Internacional? Cuidado, Nem Tudo que Reluz é Ouro

Imagem/crédito: NASA

Por Gério Ganimedes


Como vorazes caçadores de óvnis, muitas vezes, na ansiedade de registrar e divulgar aparições de objetos voadores não identificados comete-se erros básicos de observação e análise. Quando ao assistir imagens transmitidas pela Estação Espacial Internacional (ISS) nos deparamos com o aparecimento de luzes se deslocando, sombras ou objetos com formas diferentes das espaçonaves convencionais, muitas vezes deixamos o emocional e o entusiasmo agir, sobre o racional e o lógico e podemos divulgar conclusões e análises errôneas, envolvendo fotos ou vídeos apresentados.

Tecnologia Espacial ISS
Imagem/crédito: NASA

Aberração óptica, anomalia espacial ou óvni? 
Imagem/crédito: NASA
Ref. a postagem anterior - PQA 

O objetivo desta publicação é apenas incentivar os parceiros e entusiastas da ufologia, a um novo procedimento de observação e análise, muito mais apurada e lógica, antes de divulgar e compartilhar vídeos ou fotogramas de imagens capturadas, que não revelam o que realmente estava acontecendo no momento do registro. A câmera instalada na Estação Espacial Internacional fica afixada dentro de um “domo transparente”, que em determinados momentos, de acordo com posição do sol, cria reflexos de partes e componentes tanto internos como externos da ISS. Na foto abaixo, num momento raro, consegui capturar o que chamei de “Selfie da Câmera da ISS”. A imagem permite ver até as inscrições do fabricante do dispositivo óptico. Observe quantos elementos estão sendo refletidos neste registro. Quero dizer que em cada grau de visão da objetiva da câmera, podemos ter um cenário complexo de inúmeros elementos, onde até mesmo um LED (diodo emissor de luz) de um painel interno da estação espacial pode se tornar um ÓVNI. Por isso, onde se vê uma luz, nem sempre significa que temos um objeto sólido por trás, seja ele corpo celeste, óvni ou tecnologia terrestre perdida no espaço (lixo espacial). Todo cuidado é pouco em se tratando de análises fotográficas ou vídeos, ainda mais no meio ufológico, por isso, devemos primeiro conhecer o local onde a câmera está instalada, e a estrutura tecnológica que cerca o dispositivo óptico, sendo este analógico ou digital. Um cenário mal compreendido resulta em análises corrompidas e conclusões fantasiosas. 

Selfie da Câmera da ISS  
Imagem/crédito: NASA

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

AVISO AOS LEITORES

 

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Tenho certeza que vc vai amar este.... http://www.bibliotecapleyades.net/ciencia/ciencia_colisionadorhadrones42.htm
    Abraços... uma amiga de sempre

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Interessantíssima e inteligente sua página.Sds.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...