quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Uma Rocha Espacial Potencialmente Perigosa se Aproxima da Terra

Imagem meramente ilustrativa
Crédito: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes

Um asteroide do tamanho de um estádio de futebol passará próximo a Terra no final deste mês. Em 31 de outubro uma rocha espacial potencialmente perigosa estará em uma aproximação muito estreita em escalas astronômicas. O enorme asteroide 2015 TB145 passará a uma distância de 500 mil quilômetros cerca de 1,3 vezes a distância da Terra à Lua (LD - Lunar Distance). A rocha espacial  foi descoberta há apenas três semanas de acordo com os cientistas da NASA e segundo análise dos “especialistas” que acompanham a trajetória do asteroide, não existe nenhum risco de impacto com a Terra.  O grande bloco de rocha espacial (2015 TB145) tem um diâmetro estimado pelos astrônomos que fica entre 290 e 650 metros.




Comentário do Autor

Em escalas astronômicas esta distância é relativamente pequena por isso penso que estes “especialistas” que sempre dizem que está tudo normal e que “nada de ruim vai acontecer (assim como o que atingiu Chelyabinski na Rússia em 15 de fevereiro de 2013) deveriam reavaliar seus cálculos e considerar a hipótese de que, qualquer mínima alteração na trajetória deste asteroide, seja causada por força gravitacional ou choque com outro meteoroide, poderá colocá-lo em rota de colisão com a Terra ou, com uma probabilidade muito maior, com a Lua. Quando as medidas astronômicas tangem valores relativamente pequenos, penso que todo cuidado é pouco, para descartar o risco. Penso que "O espaço é como uma mesa de bilhar, qualquer obstáculo pode mudar a direção das bolas". Observe atentamente a animação LINK AQUI com a órbita e a trajetória do asteroide.

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes
Fonte: Space.com

AVISO AOS LEITORES

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...